Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A COMPLEXIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E SUA COMPREENSÃO CRÍTICA E SIGNIFICATIVA
Vânia Cristina Marcelo, Maria Goretti Queiroz, Tatiana Oliveira Novais, Maria Fátima Nunes, Wilson Ramos, Leandro Brambilla Martorell, Bárbara Morais Arantes

Resumo


Com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ocorreu a elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais, baseadas em competências necessárias para os profissionais de saúde atuar frente aos desafios da realidade e do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS na sua complexidade de leis, redes de serviços, princípios, ações e inter-relações ainda é algo muito complexo e abstrato para os discentes, e alvo de pré-conceitos. Assim, no Estágio em Odontologia Coletiva III da Universidade Federal de Goiás, foi escolhida como uma das estratégias de ensino-aprendizagem deste Sistema complexo a construção de mapas conceituais que são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde aspectos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüência hierárquica dos conteúdos e, no caso da apreensão do SUS, permitem uma visão mais abrangente das co-relações entre as políticas públicas, atenção em saúde, gestão e gerência. Esta abordagem está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados. Esta construção é feita coletivamente em um grupo tutorial de quinze discentes, com o objetivo de aprender sobre o SUS, envolvendo atenção básica, média e alta complexidade, abrangendo aspectos das práticas de gestão, gerência, financiamento, controle social, recursos humanos, políticas públicas, além das questões teórico-conceituais. Para tornar esta aprendizagem mais significativa foi utilizado paralelamente um Caso representativo de uma família com diferentes problemas em cada um de seus membros, conduzindo os estudantes pelas diferentes instâncias e espaços do SUS, mapeando as possíveis portas de entrada no sistema, regulação, referências, ações e programas existentes e suas inter-relações. A partir do mapeamento, foram realizadas visitas nos níveis local, distrital e central/administrativo, hospitais e centros de referência para estabelecer co-relação entre a teoria e prática. Os discentes conseguiram desenvolver uma compreensão crítica e significativa, após a construção dos mapas conceituais e da vivência nos diversos cenários de práticas, indicados a partir das necessidades/dificuldades apontadas durante a solução do Caso. Na operacionalização destas estratégias puderam-se verificar as dificuldades e deficiências na aprendizagem.