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A compreensão dos coordenadores dos serviços de saúde de um município do Rio Grande do Sul sobre Educação Permanente
Resumo
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Em 2004, o Ministério da Saúde implantou a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, através da Portaria GM/MS nº 198, superando a lógica da Educação Continuada que perpetuava na área da saúde e que muito era criticada por pautar-se em uma educação parcelada, fora do contexto real das necessidades de saúde e por favorecer o atendimento de determinadas profissões hegemônicas. 1,3,4 No entanto, a Educação Permanente em Saúde parte do princípio que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de dúvidas e necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios profissionais. 2,3,5 Descritores: Educação em Saúde, Gestão em Saúde, Recursos Humanos em Saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O estudo objetivou a compreensão dos coordenadores dos serviços de saúde de um município de pequeno porte do Rio Grande do Sul sobre Educação Permanente. Foram entrevistados quatro enfermeiros, um psicólogo e um odontólogo, totalizando seis coordenadores e os dados foram analisados seguindo os passos da analise temática, emergindo duas categorias: Compreensão sobre a Educação Permanente e Desafios para a implantação da Política de Educação Permanente no município. EFEITOS ALCANÇADOS: Salienta-se a importância dos coordenadores buscarem conhecimento sobre essa política ministerial com vistas a mudanças nas práticas de saúde do município e das práticas de formação dos profissionais. Um maior engajamento de todos os atores envolvidos no processo de saúde qualificaria o atendimento à população. RECOMENDAÇÕES: Enfatiza-se a necessidade das instituições de ensino investir na mudança do perfil dos futuros profissionais de saúde com vistas ao Sistema Único de Saúde. REFERÊNCIAS 1 Brasil Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação em Saúde. Ministério da Saúde. Brasília, 2009. 2 Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Rio de Janeiro: Ciênc. Saúde Coletiva. 2005, out/dez,10(4): 975-966. 3 Garanhani ML, KiKuchi EM, Garcia SM, Ribeiro RP. As Práticas Educativas Realizadas Por Enfermeiros da Área Hospitalar Públicos em Periódicos Nacionais. Ciencia Cuidado e Saúde, 2009, 8: 205-212. 4 Mancia JR; Cabral LC; Koerich MS. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev. Bras. Enferm. 2004, set/out, 57(5), 605-10. 5 Silva LAA et al. Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde. Texto Contexto Enferm. 2011, abr/jun, 20(2): 340-8.