Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A compreensão dos coordenadores dos serviços de saúde de um município do Rio Grande do Sul sobre Educação Permanente
Verydiana Peruzzi Comis, Michele Gonçalves de Vale, Maria de Lourdes Custódio Duarte, Aládia Inês de Oliveira

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Em 2004, o Ministério da Saúde implantou a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, através da Portaria GM/MS nº 198, superando a lógica da Educação Continuada que perpetuava na área da saúde e que muito era criticada por pautar-se em uma educação parcelada, fora do contexto real das necessidades de saúde e por favorecer o atendimento de determinadas profissões hegemônicas. 1,3,4 No entanto, a Educação Permanente em Saúde parte do princípio que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de dúvidas e necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios profissionais. 2,3,5 Descritores: Educação em Saúde, Gestão em Saúde, Recursos Humanos em Saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O estudo objetivou a compreensão dos coordenadores dos serviços de saúde de um município de pequeno porte do Rio Grande do Sul sobre Educação Permanente. Foram entrevistados quatro enfermeiros, um psicólogo e um odontólogo, totalizando seis coordenadores e os dados foram analisados seguindo os passos da analise temática, emergindo duas categorias: Compreensão sobre a Educação Permanente e Desafios para a implantação da Política de Educação Permanente no município. EFEITOS ALCANÇADOS: Salienta-se a importância dos coordenadores buscarem conhecimento sobre essa política ministerial com vistas a mudanças nas práticas de saúde do município e das práticas de formação dos profissionais. Um maior engajamento de todos os atores envolvidos no processo de saúde qualificaria o atendimento à população. RECOMENDAÇÕES: Enfatiza-se a necessidade das instituições de ensino investir na mudança do perfil dos futuros profissionais de saúde com vistas ao Sistema Único de Saúde. REFERÊNCIAS 1 Brasil Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação em Saúde. Ministério da Saúde. Brasília, 2009. 2 Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Rio de Janeiro: Ciênc. Saúde Coletiva. 2005, out/dez,10(4): 975-966. 3 Garanhani ML, KiKuchi EM, Garcia SM, Ribeiro RP. As Práticas Educativas Realizadas Por Enfermeiros da Área Hospitalar Públicos em Periódicos Nacionais. Ciencia Cuidado e Saúde, 2009, 8: 205-212. 4 Mancia JR; Cabral LC; Koerich MS. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev. Bras. Enferm. 2004, set/out, 57(5), 605-10. 5 Silva LAA et al. Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde. Texto Contexto Enferm. 2011, abr/jun, 20(2): 340-8.