Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A contribuição da metodologia Cineduc para a produção de vídeos por adolescentes e jovens promotores de saúde
Viviane Manso Castello Branco, Luiza Maria Cromack, Anna Rosaura Trancoso, Maria Teresa de Castro Lima Pereira, Eliane Gomes, Lívia Rodrigues, Rogeria Nunes, Claudio Doreto

Resumo


Caracterização do contexto: A Rede de Adolescentes Promotores da Saúde, RAP da Saúde, é um projeto de protagonismo juvenil desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro em parceria com o Centro de Promoção da Saúde, Cedaps. No período de 2006 a 2009 atuou em 6 comunidades e, de 2010 a 2011 passou a 50, em função da articulação com a Plataforma dos Centros Urbanos do UNICEF. Os adolescentes e jovens promotores de saúde são responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de atividades criativas em suas comunidades. Participam também de espaços de capacitação profissional e fóruns de elaboração e implementação de políticas públicas. Um grupo de profissionais e jovens com mais experiência apoia o trabalho e se responsabiliza pela educação permanente do grupo. Um dos grandes desafios do projeto é o de encontrar metodologias que contribuam para ampliar a reflexão sobre temas de saúde e para qualificar o diálogo com outros jovens e as comunidades em geral. Descrição da experiência: Considerando a potencialidade da linguagem audiovisual para a promoção da saúde, os jovens do RAP vêm desenvolvendo vídeos a partir do trabalho com a metodologia Cineduc. O Cineduc – Cinema e Educação promove a reflexão sobre as linguagens audiovisuais para contribuir no processo educativo transformador, através do desenvolvimento da consciência crítica e da expressão criativa. A capacitação é realizada com técnicas participativas que também desenvolvem as capacidades de atenção, percepção e retenção. Todo o processo é feito por eles: roteiro, direção, interpretação e edição. Já foram produzidos vídeos sobre temas variados como sexualidade, gravidez, uso de álcool, violência, preconceito, violência no namoro, mobilidade urbana, protagonismo juvenil.Efeitos alcançados e recomendações: Todo o processo de capacitação e de produção dos vídeos contribui para o desenvolvimento de habilidades e para o fortalecimento da auto estima dos jovens. Os vídeos são distribuídos às unidades de saúde, escolas e parceiros. Estão também disponíveis no Youtube. São usados por alunos, professores, lideranças comunitárias e profissionais de diferentes áreas. Os vídeos vêm contribuindo para facilitar o debate sobre temas delicados, bem como para dar visibilidade à capacidade criativa dos jovens das camadas populares. A metodologia Cineduc se revelou como fecunda para a promoção da saúde porque fortalece o trabalho em grupo, promove parcerias intersetoriais e favorece a elaboração de materiais criativos sobre saúde.