Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A dramatização como ferramenta de aprendizagem na disciplina de Habilidades Interpessoais
Laís Alves Souza

Resumo


Caracterização do problema: Os cursos de graduação na área da saúde têm orientado a formação dos alunos pelas diretrizes curriculares nacionais. As habilidades pessoais configuram-se como aprendizado imprescindível para a atuação profissional, e, diferentemente do senso comum, não se tratam de talentos natos mas de habilidades passiveis de aprendizagem durante o preocesso de formação. Descrição da experiência: Durante o desenvolvimento da discuplina Habilidades Interpessoais, várias dinâmicas forma desenvolvidas nas aulas práticas com a intenção de favorecer o processo de aprendizagem e de aumentar a interação entre o grupo que se forma na seleção de ingresso ao curso. A dramatização foi adotada na resolução de um caso-problema referente à saúde pública. Distribuídos em grupos os acadêmicos discutiram e redigiram a possível solução para um problema de saúde de uma comunidade. Em seguida, utilizando-se de materiais disponibilizados pela docente, como tecidos, perucas e bonecos, caracterizaram-se em personagens e dramatizaram sua proposta. O trabalho foi gravado após o consentimento dos participantes.Efeitos Alcançados: A dramatização demonstrou ser uma prática que favoreceu a aprendizagem propostas e foi avaliada pelos acadêmicos como divertida e eficiente para a abordagem do problema. Observamos a interação dos grupos como efeito positivo da prática.Recomendações: As dinâmicas adotadas nas aulas práticas de Habilidades Pessoais avançam além do objetivo central, na integração dos grupos de alunos e dos conteúdos desenvolvidos em outras disciplinas concomitantes. A dramatização é ferramenta que favorece o desenvolvimento do conhecimento e das interações pessoais.