Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Nildo Alves Batista, Thamires da Silva Souto

Resumo


INTRODUÇÃO: Com a implantação do Sistema Único de Saúde, em 1988, identificou-se a necessidade de mudanças nos currículos de graduação das profissões de saúde no tocante ao preparo profissional para a integralidade do cuidado, uma concepção ampliada de saúde e o trabalho em equipe. Algumas mudanças foram realizadas no currículo de Psicologia, mas muitas propostas de graduação ainda se baseiam no modelo tradicional médico-assistencialista, formando um profissional incoerente para o trabalho no SUS. Nesse sentido, realizei uma primeira pesquisa a fim de investigar a formação do psicólogo para atuação no SUS por meio da qual foi constatada a adequação do Projeto Político Pedagógico da UNIFESP Baixada Santista no tocante ao peparo desse profissional para a prática no SUS, o qual é norteado pela proposta de Educação Interprofissional. Em meio a um cenário de discussão entre os atuais currículos de graduação de Psicologia e as experiências práticas desenvolvidas no contexto do SUS, propõe-se a discussão da Educação Interprofissional como disparadora de uma mudança mais eficiente neste cenário. OBJETIVO: investigar a proposta de Educação Interprofissional do Projeto Político Pedagógico do Campus Baixada Santista da UNIFESP no tocante à formação em Psicologia, a fim de apreender as concepções dos alunos de Psicologia a respeito da contribuição da Educação Interprofissional no seu processo de graduação, avaliar as competências de Educação Interprofissional nos estudantes ao final da graduação, bem como acompanhar e analisar a transformação das concepções e práticas dos alunos relativas ao trabalho em equipe e a integralidade no cuidado durante o curso. MÉTODO: por uma abordagem quantitativa, optamos pela aplicação de um questionário RIPLS (adaptado) aos alunos do quinto ano do curso de Psicologia, cujo modelo apresenta núcleos responsáveis por avaliar a relação entre a variável de prontidão para a aprendizagem interprofissional e alguns dos atributos necessários para o trabalho e colaboração em equipe, a identidade profissional, as funções e responsabilidades profissionais, crescimento pessoal e relações e benefícios para os pacientes. A análise de dados dos questionários RIPLS foi feita a partir da computação dos dados e posterior elaboração de gráficos. Num segundo momento, como estratégia de aprofundamento na coleta de dados, a partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se, a análise temática das falas de 10 estudantes de Psicologia participantes de grupos focais anteriormente realizados com alunos do 1º ao 4º ano do curso. RESULTADOS: um primeiro grupo refere-se à importância da Educação Interprofissional na graduação do psicólogo para o trabalho em equipe, aprendida de forma unânime pela análise temática. Essa importância é atribuída à EIP principalmente pela percepção da multiprofissionalidade; do preparo para a integralidade do cuidado; da possibilidade de vivenciar confronto de idéias, de pontos de vista e de diferentes saberes; da possibilidade de diálogo e interação com outras áreas profissionais; da possibilidade de aprendizado com docentes de diferentes especialidades e pelo reconhecimento da importâncida da equipe interprofissional. O segundo grupo abrange a concepção de Educação Interprofissional dos alunos, construída a partir da concepção interdisciplinar e interprofissional do currículo; pela percepção do preparo para um olhar ampliado sobre o ser-humano e sobre uma situação de saúd;, da possíbilidade de diálogo, troca de idéias com estudantes de outras profissões, bem como do aprendizado compatilhado com os mesmo; e, finalmente, pelo desenvolvimento da percepção da outra profissão como parceira fundamental para a prática. O terceiro grupo compreende a construção da Identidade Profissional na graduação em Psicologia com enfoque na Educação Interprofissional, cuja análise temática permitiu a apreensão do reforço desta identidade pela proposta de EIP, a partir do reconhecimento das interfaces entre a prática da Psicologia e a de outras profissões da saúde e do respeito/reconhecimento de habilidades específicas dos demais profissionais. CONCLUSÃO: A apresentação das categorias emergentes da análise temática dos grupos focais em diálogo com os gráficos pertinentes nos permitiu constatar a relevância da Educação Interprofissional na graduação em Psicologia para o cuidado em saúde, uma vez que proporciona competências referentes à práticas colaborativas, comunicação interprofissional e o cuidado do sujeito de maneira integral e contextualizada. Nesse sentido a proposta de graduação da UNIFESP Baixada Santista redireciona a formação tradicional, questionando modelos e valores que devem ser reconstruídos, de forma à integrar a formaçao à realidade dos serviços de saúde, revelando-se como instrumento de fundamental importância para a formação de psicólogos coerentes para o trabalho no SUS.