Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A Educação Permanente e sua Relação com Gestão Acadêmica no Ensino Superior em Saúde
Nildo Alves Batista, Cleusa Pedotti Pedotti

Resumo


Introdução: Chegamos ao séc. XXI com um mundo globalizado, onde falamos em tempo real com qualquer integrante do planeta Terra, onde as descobertas tecnológicas nos surpreendem a cada dia e, mais e mais, o conhecimento é reverenciado e imprescindível. O grande diferencial competitivo está pautado na capacidade de gerar conhecimento e produzir inovação e neste quadro a educação passa a desempenhar um papel social e econômico fundamental e o processo de desenvolvimento de recursos humanos é “estratégico”. Nesse contexto, a Educação Permanente torna-se uma ferramenta importante para que as organizações se estruturem e se mantenham vivas. Esta pesquisa analisa a relevância da Educação Permanente nos processos de Gestão Acadêmica de um campus da área da saúde de uma instituição de ensino superior. Objetivos: Investigar a Educação Permanente no âmbito da gestão acadêmica em um campus de ensino superior em saúde, procurando insumos para seu aperfeiçoamento,.levantar as concepções de gestores sobre a Educação Permanente em suas áreas de atuação, identificar as atividades desenvolvidas em Educação Permanente nesse campus e os nós-críticos que dificultem ou impossibilitem a sua implantação e conhecer as sugestões para o aprimoramento dos processos de gestão através da Educação Permanente.Método: Utilizou-se a abordagem qualiquantitativa para a coleta de dados. Numa primeira etapa, foi aplicado um questionário em formato Likert a 60 docentes do campus Unifesp Baixada–Santista, cenário da presente pesquisa. Na segunda etapa, com objetivo de aprofundamento e melhor compreensão dos dados, foi realizada entrevista semi-estrutrada com os docentes ocupantes de cargos de gestão do referido campus. Resultados: Os docentes envolvidos no projeto reconhecem a importância e relevância da Educação Permanente para seu aprimoramento pessoal e profissional, mas sentem a necessidade de iniciativas mais efetivas quanto à aplicabilidade na gestão acadêmica. Não reconhecem as relações entre Educação Permanente e Gestão Academica e confundem os conceitos entre Educação Permanente e Educação Continuada. Da pesquisa emergiu a questão de que a gestão ainda é um tema distante, pouco conhecido e a falta de conhecimento técnico e prévio geram angustias nos profissionais que necessitam exercer cargos de gestão. Conclusões - Ainda que a pesquisa esteja circunscrita a uma investigação local – o campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo-– entendemos que os resultados são significativos para possibilitar uma reflexão sobre a temática e que esta experiência possa se repetir em outros cenários acadêmicos de ensino na área da saúde.