Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A experiência da integração ensino-serviço no rastreamento dos cânceres de colo uterino e mama
Carolina Nascimento Antoniazi, Shirley Pimenta Pegorett, Jessica Koffler Coellho, Rúbia Cecilia Bonella Gonçalves

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho (Pet Saúde) desenvolvido pelo Ministério da Saúde tem como objetivo facilitar o processo de integração ensino-serviço-comunidade. Seus trabalhos são orientados por Tutores que fomentam o conhecimento cientifico, sendo o braço acadêmico do programa, que conta ainda com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam na condição de preceptores, responsáveis por integrar o acadêmico às atividades desenvolvidas na ESF. Nesse programa os acadêmicos dos diversos cursos da área de saúde têm a possibilidade não só de ter uma vivência mais completa em relação à ESF, no âmbito da sua prática profissional, como também desenvolver trabalhos científicos junto à equipe, no intuito de conhecer melhor a população atendida e identificar os pontos de precariedade. Nesse sentido, esta sendo desenvolvido em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Vitória-ES um trabalho de monitoramento citopatológico das mulheres cadastradas pelas equipes de saúde com o intuito de mapear a cobertura das ações, identificando usuárias que se beneficiariam dos exames papanicolau e mamografia já que há uma baixa cobertura dos exames nas mulheres elegíveis para a realização dos mesmos. Trabalha-se com a hipótese de que a dificuldade do acesso ao serviço dá-se por motivos pessoais, como disponibilidade de horário, e também pela baixa oferta destas ações pelo serviço. A primeira fase deste projeto consiste na realização de um diagnóstico situacional da cobertura populacional do Papanicolau e da mamografia na população de mulheres adscritas ao serviço, com a identificação de usuárias que fazem os exames na freqüência recomendada pelos protocolos. A partir deste diagnóstico, as mulheres com exames preventivos atrasados serão entrevistadas e ações de melhoria da atenção a essa população serão propostas com base nos problemas identificados. Espera-se que o conhecimento dos motivos pelos quais essas mulheres não fazem os exames possam mudar as estratégias adotadas pelo serviço até então, com intuito de alcançar os índices preconizados pelo Ministério. Além disso, espera-se que esse projeto contribua na formação dos estudantes envolvidos no que se refere à aquisição de habilidades e saberes essenciais para o trabalho na ESF.