Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS NO NÚCLEO HOSPITALAR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (NUVE) HU/UFJF
Valdenir da Silva Oliveira, Victor da Silva Coelho, Suênio Trindade Alves, Evandro Tomasco, Matilde Azevedo da Silva

Resumo


Introdução: Em consonância com as diretrizes curriculares dos cursos da área de saúde, que defendem a inserção do aluno precocemente em atividades práticas relevantes para a sua formação profissional, o núcleo hospitalar de vigilância epidemiológico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, oferece aos acadêmicos a oportunidade de aturem na vigilância de doenças de notificações compulsórias em ambiente hospitalar. Relato de experiência: Acadêmicos de diferentes períodos dos cursos de enfermagem e medicina, durante o ano de 2011, acompanharam a rotina do núcleo e puderam investigar e notificar diversos casos de doenças infecto-contagiosas. A partir da lista de internamentos, realizaram a busca das doenças de notificações compulsórias. Após a identificação dos casos suspeitos procuraram o prontuário correspondente coletando dados pessoais, informações clínicas e laboratoriais necessários ao preenchimento das fichas individuais de notificação, que foram enviadas à secretaria municipal de saúde. Foram produzidas cópias dessas fichas, em seguida arquivadas e utilizadas para a limentar o banco de dados do núcleo, onde ficam armazenados para serem empregadas em pesquisas e estudos epidemiológicos. Resultados: nesse período foram internados 3383 pacientes, 427 foram investigados para doença infecto contagiosas e realizadas 203 notificações. A AIDS foi a maior causa de internações. Discussão: Percebe-se que o processo de busca ativa das internações, a entrevista com os pacientes, o contato com o laboratório e o preenchimento das fichas, são atividades de grande enriquecimento à formação do aluno, visto que essas práticas têm amplo respaldo literário. Contudo, é encontrada uma lacuna nas atividades, uma vez que as literaturas defendem a importância da busca ativa diária nas enfermarias, fato não ocorrido. Conclusões: Os alunos puderam aprender sobre atividades de vigilância epidemiológica em ambiente hospitalar através da prática, o que tornou o aprendizado mais consistente e ao comparar as atividades realizadas com a literatura houve a contribuição para o desenvolvimento de estratégias que visem melhorar o serviço de notificação no hospital universitário.