Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A experiência de graduandos de enfermagem com a Educação Popular em Saúde
Magda Araujo Faria, Ariane Faleiro Luiz, Patrícia Ferraccioli, Solia Acioli

Resumo


Caracterização do problema: A educação popular em saúde (EPS) é um campo teórico-prático baseado em conceitos e práticas como a problematização, horizontalidade de saberes e compartilhamento de experiências. A EPS pressupõe a construção compartilhada do conhecimento, de modo que os saberes dos profissionais e dos sujeitos envolvidos se misturam para posteriormente virarem um saber compartilhado. Apesar da EPS se expressar em uma das abordagens de educação em saúde que favorece a participação, a transmissão de conhecimento ainda é a principal forma de se realizar atividades educativas na área da saúde. A ausência da análise reflexiva facilita o abandono de novos hábitos tidos como ideais para os profissionais transmissores. É necessário então que os futuros trabalhadores da saúde entendam como realizar tarefas educativas sob a perspectiva da EPS, de forma a auxiliar não só com o estabelecimento de hábitos saudáveis, mas também para fortalecimento individual e coletivo de toda a população assistida. Descrição da experiência: Realizou-se entre os meses de agosto de setembro de 2011, um curso de extensão na Faculdade de Enfermagem da UERJ, como atividade de um projeto de extensão, intitulado “Enfermagem em saúde pública na perspectiva da educação popular em saúde”, cujo público-alvo foi de graduandos da própria instituição. O curso teve carga horária de 20 horas e foram abordados temas como: a história da EPS, relação entre teoria e prática da EPS, a enfermagem e a EPS e a aplicabilidade da EPS na saúde pública. Efeitos alcançados: Observou-se que já no primeiro encontro, diversos alunos apontaram críticas ao modelo de transmissão de conhecimento utilizado nas atividades de educação em saúde. Além disso, nos primeiros encontros graduandos apontaram possíveis dificuldades em implementar atividades sob a perspectiva da EPS em seu futuro profissional. Entretanto, ao final do curso essas dificuldades converteram-se em estratégias criativas de mobilização, como a utilização de recursos de teatro, trabalhos em grupo, pinturas, etc. Recomendações: Espera-se que em um futuro próximo, a EPS seja incorporada nas práticas educativas em saúde. Os cursos de extensão são uma excelente estratégia para que os graduandos possam entrar em contato com a temática e estabelecer a partir do conteúdo abordado, modificações em sua prática enquanto estudantes e futuros profissionais.