Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CAMINHO INTEGRADOR DE AÇÕES PARA AS ÁREAS DA SAÚDE
Lis Cardoso Marinho Medeiros

Resumo


Introdução: O Projeto de Extensão,intitulado: A Educação Permanente na Educação de Jovens e Adolescentes Intervindo para Prevenção aos Agravos e para a Promoção à Saúde, tem como um dos seus princípios o desenvolvimento da equipe formada de alunos inseridos em diferentes cursos de graduação, promovendo atividades que relacionam as áreas da medicina, enfermagem e odontologia em uma escola municipal de Teresina-Pi. Objetivos: O projeto tem como objetivos promover uma experiência de extensionista entre acadêmicos , visando formar profissionais com uma visão integrada em saúde para uma boa resolubilidade das necessidades de saúde da comunidade.Metodologia: As atividades de extensão iniciaram-se apenas com cinco alunos de medicina da UFPI promovendo palestras sobre sexualidade sobre a supervisão da professora /coordenadora . Logo após iniciado o projeto, ocorreu a inclusão de cinco alunos da enfermagem para melhor acompanhamento do desenvolvimento dos crianças e adolescente da escola Depois disso, incorporou-se acadêmicos de odontologia. Os temas de educação sem saúde foram obtidos após dinâmica de grupo com os alunos , onde eles selecionavam os temas de sua a preferência .Resultado e Discussão: As palestras de sexualidade realizadas de forma continua pelos acadêmicos de medicina e enfermagem mostraram a mudança da concepção dos alunos da escola sobre os vários aspectos que contemplam a sexualidade: , os alunos foram avaliados e demonstraram a evolução sobre o assunto abordado. Nas atividades de saúde bucal foi apresentado o álbum-seriado feito pelo próprios acadêmicos envolvendo a anatomia bucal,higiene oral, alimentação adequada e desenvolvimento da cárie e demonstrando a evolução dos alunos sobre os temas abordados. educação em saúde bucal realizada demonstrou uma desarticulação do falado com o feito. Os alunos mesmo após terem assistido as orientações sobre as técnica de escovação durante a prática muitos não realizaram corretamente a escovação bucal. Conclusão: A experiência de um ano de projeto extensão possibilitou amadurecimento do conceito dos alunos em relação aos temas abordados, sexualidade e importância da manutenção da saúde bucal , bem como a evolução dos acadêmicos sobre abordagem do conteúdo da própria área de atuação e a importância da integralidade para o trabalho em equipe . Descritores: adolescência, saúde, educação em saúde