Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ARTICULADO COM OS PRINCÍPIOS DE FLORENCE NIGHTINGALE
Suzelaine Tanji, Elizet Xavier Neres, Carmen Maria do Santos Lopes Monteiro Dantas Silva

Resumo


O objeto do estudo está relacionado à formação profissional do enfermeiro. Objetivo: Identificar os aspectos da gestão inovadora voltada para transformações da realidade, que são trabalhados no processo de formação profissional do enfermeiro. Metodologia: A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa exploratória. O cenário foi um Centro Universitário do Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram os 26 estudantes do graduação em Enfermagem. A coleta de dados foi realizada em abril de 2011. A salientar que esta pesquisa cumpriu com os preceitos éticos, assegurando os direitos dos sujeitos e aprovação do Comitê de Ética da Pesquisa (CEP) com o memorando de número 571-11. Os dados foram analisados até a saturação dos dados e descrito em categorias temáticas. Resultados: Foi elaborado três categorias temáticas, que serão expostas seguindo ordem decrescente da maior a menor representatividade. A primeira categoria temática, a autonomia para formação da gestão inovadora. A busca do conhecimento é um processo de questionamento transformador. Na área da administração em enfermagem, Florence Nightingale foi considerada a enfermeira pioneira a introduzir a administração no ambiente hospitalar, consolidando de forma precoce o princípio da divisão do trabalho na enfermagem. Esta autonomia de pensamento não apenas contribui para a carreira profissional do indivíduo, mas também, e talvez principalmente, contribui para a formação do indivíduo como um ser social e político, sujeito de seu próprio meio. A segunda categoria temática, a formação do enfermeiro Critico – reflexivo para gestão inovadora. As DCNs para a Graduação em Enfermagem, no que tange a estrutura do curso deverá assegurar, a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve a construção do perfil almejado, estimulando a realização de experimentos e/ou de projetos de pesquisa; socializando o conhecimento produzido, levando em conta a evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde/doença. A terceira categoria temática, a inserção no cenário de prática possibilita a formação de gestão inovadora. A proposta no PPC possibilita a inserção dos estudantes no cenário de atividade prática desde o primeiro período de graduação, com o objetivo de encaminhar o processo de formação em atendimento ao eixo estruturante do curso de Graduação em Enfermagem, Política e Gestão em Saúde. Conclusão: Esse processo de formação profissional está em consonância com as bases do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem, com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Enfermagem e articulados com os princípios estruturantes de Florence Nightingale.