Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA: CONTEXTO DE UM SABER AINDA FRAGMENTADO POR DISCIPLINAS
Tatiane Dias Casimiro Valença, Luzia Wilma Santana da Silva

Resumo


Introdução: Os primeiros cursos de formação em fisioterapia adotaram, para suas práticas, o modelo positivista newtonianao/cartesiano Flexneriano, que propunha um currículo orientado pelas ciências básicas, centralizado no ensino de práticas fragmentadas, formação voltada para a especialidade, assistência curativa e cuidado à pessoa doente. Modelo que prevalece ainda nos dias de hoje. Entretanto, as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Fisioterapia define como perfil do formando/egresso/profissional uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de inserção nos diversos níveis de atenção. O objetivo deste estudo foi desvelar se o Fisioterapeuta está sendo formado com o perfil generalista para prestar o cuidado à pessoa idosa fragilizada e sua família no contexto domiciliário. Método: Este trabalho é um recorte dos resultados de uma dissertação de mestrado, sendo o mesmo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva tendo como sujeitos: graduandos, Coordenadores e profissionais Fisioterapeutas egressos de quatro Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia, realizado entre dezembro/2010 e abril /2011. Seguiu a Resolução 196/96. Para a coleta dos dados o instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada a análise e interpretação dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo seguindo o modelo proposto por Miles e Huberman. Resultados: Dos dados coletados extraímos a subcategoria “Fragmentação do saber para o alcance da família por disciplinas”. As falas dos graduandos e profissionais egressos demonstraram uma formação fragmentada em disciplina, sem a intersecção de saberes ou a interdisciplinaridade produzindo conhecimentos descontextualizados. Contrapondo aos graduandos e profissionais, os Coordenadores revelaram que a fundamentação pedagógica para a formação do Fisioterapeuta tem como base as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Fisioterapia buscando a formação generalista deste profissional. Assim, observamos a falta de sincronia entre os discursos dos sujeitos. Conclusões: Concluímos que a ideia da formação com a existência de várias disciplinas com saberes distintos nada tem a ver com a interdisciplinaridade se não ocorrer a integração entre as disciplinas levando a influencia mútua caracterizada pela reciprocidade nas trocas e o enriquecimento de cada uma delas no final do processo, promovendo o diálogo entre as partes e o todo e a formação de um profissional com olhar generalista. Palavras-chave: Fisioterapia, Formação de Recursos Humanos, Envelhecimento, Família.