Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A formação em análise: uma cartografia no ensino e no cuidado na saúde
Ana Lúcia Abrahão, Ana Maria P Brasílio

Resumo


Introdução: A publicação da Portaria no. 2530 em dezembro de 2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos do campo da saúde. Tal medida começa a ganhar visibilidade e a produzir efeitos, na medida em que os cursos de graduação não inseridos nesta política de forma clara viriam a ser afetados por este movimento, ao longo do tempo. A adoção de núcleos integrados de atividades, da Educação Permanente como ferramenta que operacionaliza o currículo e o portfólio de estudantes, são tecnologias que avançaram para além dos cursos que operavam as mudanças curriculares no interior do PROSAUDE. Pensar a formação dos profissionais de saúde a partir das mudanças curriculares é tentar entender que esta mudança se dá para além de uma resposta a um edital de um Programa, na medida em que como disparadora das discussões e intervenções no currículo da enfermagem, ativa outros modos de fazer-pensar o cuidado na saúde. Esta pesquisa toma por base a formação do enfermeiro, a partir das mudanças curriculares e os efeitos produzidos no ensino e no cuidado, e é trabalho do Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde da Uff, a partir da experiência como docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Objetivos: Analisar o trabalho docente a partir do uso das metodologias ativas na área da saúde. Método: A natureza do problema exigiu-nos trabalhar com a cartografia, daí que este trabalho não se pontua em um relato fidedigno do vivido, mas como uma cartografia que enquanto traça os movimentos acontecidos, porta também o traçado do cartógrafo que vai fazendo-desfazendo as paisagens psicossociais1. A partir das leituras de Deleuze e Guattari2 a proposta foi de fazer um mapa do território da formação, propondo-me a uma experimentação ancorada no real tal como um rizoma que se expande e se conecta em seus múltiplos pontos. Para isto, utilizo como ferramentas, os diários da pesquisa3 e a analise da implicação, na medida em que é a partir dos incômodos gerados, dos questionamentos que o sujeito implicado é convocado a sujeito epistêmico4. Resultados/Conclusão: a pesquisa aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa (UFF/UNIFESO) é desenvolvida nos moldes do mestrado e no atual momento o trabalho é com os diários e campo de pesquisa. A contribuição deste estudo é o de auxiliar a avaliação da formação do enfermeiro, contribuindo assim para a discussão do ensino e do cuidado na saúde. REFERÊNCIAS 1.Rolnik S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2006. 2.Deleuze G, Guattari F. Mil Platôs- capitalismo e esquizofrenia, vol. 1.Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.3.LOURAU, René. René Lourau na UERJ – 1993 - Análise institucional e práticas depesquisa. Rio de Janeiro: UERJ, 1993.4.MERHY, Emerson Elias. O conhecer militante do sujeito implicado: o desafio de reconhecê-lo como saber válido.. In: Túlio Batista Franco; Marco Aurélio de Anselmo Peres. (Org.). Acolher Chapecó. Uma experiência de mudança do modelo assistencial, com base no processo de trabalho.. 1 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2004, v. 1, p. 21-45.