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A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PET SAÚDE MENTAL A PARTIR DA VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR.
Resumo
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde Mental) 2011-2012, o qual tem como seus proponentes os cursos de Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - campus capital e a Secretaria Municipal de Saúde Mental da cidade de São Paulo, busca conhecer e analisar as necessidades e linhas de cuidado em saúde mental desenvolvidas na articulação entre as ações da atenção básica, serviços especializados e Universidade em uma região do município de São Paulo, abrangida pelo Projeto Região Oeste FMUSP. Para tanto, participam do projeto, docentes, técnicos e estudantes das áreas de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional. Percebe-se que a intensa divisão do trabalho na área da saúde dificulta a construção de Projetos Terapêuticos Singulares (PTSs) que contemplem os componentes que afetam a saúde dos sujeitos, podendo promover, assim, a fragmentação da pessoa e de seu cuidado. Dessa maneira, aponta-se como objetivo da pesquisa a discussão da formação interdisciplinar no PET Saúde Mental, a partir do acompanhamento de um caso clínico como uma das estratégias de seu PTS. Durante reuniões entre uma equipe de ESF e NASF, com a participação dos estudantes envolvidos, foi pensado o sujeito a ser acompanhado pelos estudantes em atendimentos compartilhados entre esses. A partir daí foram realizadas discussões em equipe, ESF e NASF, no contexto da preceptoria do projeto, e em espaços de troca entre os estudantes. Além do mais, como metodologia para a elaboração desse relato, foram realizados três encontros para organização do material abordado, assim como no decorrer do projeto valemo-nos de cadernos de campo, seminários teóricos e relatórios, e os supracitados atendimentos e discussões. Como resultados parciais, vislumbram-se os ganhos e as dificuldades da construção de uma formação profissional interdisciplinar, com articulações de diversos saberes e formações profissionais, no contexto da atenção básica para efetivação dos princípios do SUS, dentre eles a integralidade do cuidado dos sujeitos.