Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PET SAÚDE MENTAL A PARTIR DA VIVÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR.
Larissa Bertagnoni, Anna Luiza Tarsitano, Débora Pukaro, Elisabete Ferreira Mângia, Márcia Oliveira, Melissa Tieko Muramoto, Ricardo Maeda, Viviane Souza Coelho

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde Mental) 2011-2012, o qual tem como seus proponentes os cursos de Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - campus capital e a Secretaria Municipal de Saúde Mental da cidade de São Paulo, busca conhecer e analisar as necessidades e linhas de cuidado em saúde mental desenvolvidas na articulação entre as ações da atenção básica, serviços especializados e Universidade em uma região do município de São Paulo, abrangida pelo Projeto Região Oeste FMUSP. Para tanto, participam do projeto, docentes, técnicos e estudantes das áreas de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional. Percebe-se que a intensa divisão do trabalho na área da saúde dificulta a construção de Projetos Terapêuticos Singulares (PTSs) que contemplem os componentes que afetam a saúde dos sujeitos, podendo promover, assim, a fragmentação da pessoa e de seu cuidado. Dessa maneira, aponta-se como objetivo da pesquisa a discussão da formação interdisciplinar no PET Saúde Mental, a partir do acompanhamento de um caso clínico como uma das estratégias de seu PTS. Durante reuniões entre uma equipe de ESF e NASF, com a participação dos estudantes envolvidos, foi pensado o sujeito a ser acompanhado pelos estudantes em atendimentos compartilhados entre esses. A partir daí foram realizadas discussões em equipe, ESF e NASF, no contexto da preceptoria do projeto, e em espaços de troca entre os estudantes. Além do mais, como metodologia para a elaboração desse relato, foram realizados três encontros para organização do material abordado, assim como no decorrer do projeto valemo-nos de cadernos de campo, seminários teóricos e relatórios, e os supracitados atendimentos e discussões. Como resultados parciais, vislumbram-se os ganhos e as dificuldades da construção de uma formação profissional interdisciplinar, com articulações de diversos saberes e formações profissionais, no contexto da atenção básica para efetivação dos princípios do SUS, dentre eles a integralidade do cuidado dos sujeitos.