Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A influência da formação acadêmica no trabalho do futuro profissional fisioterapeuta da atenção básica.
Juliana Gonçalves, Robson da Fonseca Neves

Resumo


Este estudo se insere numa proposta de discutir a formação do profissional fisioterapeuta para atuação na Atenção Básica, objetivando compreender o processo de formação acadêmica em Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba a partir do papel do ensino e extensão como agentes formadores. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, realizando-se entrevistas semi-estruturadas com oito estudantes, sendo quatro extensionistas do projeto de extensão popular Fisioterapia na Comunidade e quatro estudantes com experiências nas disciplinas do currículo que atuam na Atenção Básica. A análise se deu através do método da análise do discurso. Os resultados foram categorizados, sendo evidenciadas as categorias operacionalização do currículo e o processo de trabalho na formação em Fisioterapia, esta última realçada pelas subcategorias: assistência fisioterapêutica e tecnologias leves. Diante dos relatos percebeu-se que, ensino e extensão aproximam-se quanto à compreensão no que tange às práticas do profissional fisioterapeuta na Atenção Básica. Constatou-se que estudantes que têm em sua carga de experiência apenas o ensino possuem maiores dificuldades para definir o seu papel na atenção primária. Estudantes com experiência na extensão e no PET – Saúde possuem visão mais críticas quanto ao currículo para Atenção Básica e trazem para a discussão pontos de extrema relevância como as tecnologias leves no cuidado. Apesar do projeto de extensão ser pautado no conceito de Educação Popular, os relatos dos extensionistas mostrou pouca apropriação nesta temática, o que sobressai quando comparado ao ensino é apenas a valorização do outro, do diálogo e o apreço pela formação de vínculos com usuários e equipe de saúde. Vê-se, então, a necessidade de aproximar a formação da realidade da prestação de cuidado em saúde estabelecido em diretrizes e planos de ensino que orientam a formação em Fisioterapia. Aponta-se, também, a necessidade de um olhar mais cuidadoso no que tange ao acompanhamento e embasamento teórico dos projetos de extensão que firmam suas atividades na Atenção Básica.