Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A informação e a comunicação na assistência a pacientes com câncer de cabeça e pescoço: relato de uma experiência multiprofissional.
Maria da Penha da Silva Lessa, Ana Angélica Souza Freitas, Fabiana Felix Ribeiro, Izaura Maria Pereira Brandão, Maria Elísia Silva, Lindalva Roberta Lopes, Maria da Conceição Moreira

Resumo


Caracterização do problema: Este relato tem como objetivo traçar algumas reflexões sobre uma experiência multiprofissional numa enfermaria cirúrgica de cabeça e pescoço localizada no HCI / INCA no Rio de Janeiro – RJ. Dentre os fatores externos, o tabagismo e o alcoolismo podem ser associados ao câncer de cabeça e pescoço e trazem consigo muitas vezes, histórias familiares ligadas ao uso dessas substâncias e que acabam contribuindo para a alteração das relações sociais e familiares gerando a fragilidade de vínculos, adoecimentos de membros da família, mortes precoces, o desemprego e até mesmo o isolamento social. Ao mesmo tempo a percepção de alguns profissionais de que a presença de acompanhantes no espaço da internação hospitalar, fora do que está previsto em lei, atrapalha o fluxo e as rotinas na clínica, acaba por contribuir para o afastamento ou rompimento de vínculos, já frágeis, do paciente com suas redes sociais de apoio, tão importante no processo de sua recuperação e reinserção social. Descrição da experiência: Numa tentativa de traçar novas formas de comunicação entre pacientes, familiares e profissionais aplicamos algumas metodologias para estimular o diálogo, tais como: reuniões informais com a equipe, a construção de um banco de artigos (saberes diversos) e a elaboração em equipe de estratégias para maior aproximação entre pacientes, familiares e profissionais (grupos de educação em saúde e a construção de protocolo para ampliar gradativamente a presença e a participação dos acompanhantes na clínica), de modo que todos os envolvidos pudessem participar mais ativamente do processo de assistência e cuidado ao paciente. Efeitos alcançados: Essas propostas tiveram um rebatimento positivo na qualidade e no fluxo de atendimento da clínica, contribuindo para que a experiência dessa equipe fosse replicada em outros espaços da instituição, multiplicando possibilidades de participação e comunicação no compartilhamento de saberes entre população, profissionais e o serviço de saúde. Recomendações: A principal recomendação é a importância da constituição do trabalho em equipe, enquanto um exercício fundamental no trabalho em saúde o que possibilita lançar o olhar para o saber do outro (entre profissionais e entre esses e usuários) e sua contribuição para a construção de uma prática multidisciplinar e multiprofissional. Esse pode ser o caminho para a construção de práticas efetivamente interdisciplinares. Palavras-chave: equipe multiprofissional, informação, comunicação, rede social de apoio.