Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A INSERÇÃO DOS ESTUDANTES NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL - UMA EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Suzane Tínel Gonzaga de Jesus, Adriana Valéria Silva Freitas, Gabriela de Almeida Neves, Maricarla Barbosa Cordeiro, Luciana Aguilar Santos

Resumo


INTRODUÇÃO- O ensino do cuidado à Saúde Mental no curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia é ministrado através do componente curricular - A Enfermagem no Cuidado à Saúde Mental- ENF011 oferecido aos alunos do 7º semestre. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A formação dos profissionais de enfermagem ainda encontra-se, mesmo que em processo de mudança, voltada a práticas que são conduzidas pela abordagem manicomial. Através da nossa vivência observamos que a área da saúde mental ainda apresenta pouca visibilidade, e isso se reflete dentro do ambiente acadêmico. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Durante o curso da disciplina, os alunos são inseridos em diversos serviços de atenção à saúde mental do Sistema Único de Saúde, onde eles têm a oportunidade de assistir aos pacientes portadores de deficiência psicossocial. Durante as práticas são realizadas visitas técnicas em: hospital psiquiátrico, leitos psiquiátricos em hospital geral e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Neste cenário percebe-se que o cuidado de enfermagem deve ajustar-se as novas diretrizes propostas pela Reforma Psiquiátrica. RESULTADOS ALCANÇADOS: durante a realização das atividades na prática percebemos que no cuidado a saúde mental o enfermeiro (a) deve ter um olhar amplo, incluindo outras áreas. Conseguimos visualizar o quanto a saúde mental necessita de investimentos técnicos, científicos e em recursos humanos. LIÇOES APRENDIDAS: para o cuidado de enfermagem em saúde mental, conhecer as particularidades das pessoas com transtornos psíquicos, e acima de tudo desmistificar uma área repleta de preconceitos e estigmas sociais, favorece positivamente o processo de formação do discente. RECOMENDAÇÕES: a busca pelo conhecimento deve ser característica básica do estudante. Promover espaços onde temas como a saúde mental sejam debatidos de forma mais aberta e interdisciplinar, fazem com que a formação do profissional de saúde e especificamente do profissional enfermeiro (a) esteja baseada na desmistificação do conceito sobre a loucura, atuando de modo mais ativo na construção da cidadania do indivíduo que se encontra em sofrimento psíquico.