Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Luana Lima Guimarães, Maria Francilene Leite, Gildeci Alves de Lira, Marísia Oliveira da Silva, Kátia Suely Queiroz da Silva Ribeiro, Patrícia Serpa de Souza Batista

Resumo


O Projeto Educação Popular Atenção à Saúde da Família (PEPASF) é uma extensão universitária de caráter popular que atua em uma comunidade periférica do Município de João Pessoa. Este faz parte de um programa interdisciplinar de extensão universitária juntamente com os projetos Para Além, PEPAST, Fisioterapia na Comunidade e se orienta pela perspectiva teórico-metodológica da Educação Popular. A participação de estudantes de diversos cursos favorece o diálogo interdisciplinar. Se comprometendo com as classes populares, constitui como uma extensão diferenciada, chamada popular. Assim, o objetivo deste estudo é relatar a experiência da Extensão Popular no trabalho interdisciplinar em saúde. Como caminho metodológico para este estudo, encontra-se a sistematização de experiências, a qual exige compreensão da experiência, extraindo seus ensinamentos e a apropriação da vivência, compartilhando com os outros o aprendido. O referido projeto desenvolve ações, através da visitas domiciliares às famílias, apoio às ações propostas pela Associação Comunitária, reuniões organizativas e teóricas, além de ações específicas aos demais projetos. Como resultados percebe-se que esse tipo de extensão apresenta aspectos educativos relevantes no que tange a uma formação universitária comprometida éticopoliticamente com a transformação da sociedade e no desenvolvimento do cuidar integral. Assim, a Extensão Popular tem contribuído para a interdisciplinaridade, o vínculo com as famílias acompanhadas, o protagonismo e autonomia dos envolvidos e a participação e engajamento em grupos e movimentos comunitários. A extensão Popular contribui para a formação acadêmica, o desenvolvimento social e comunitário, além de proporcionar a todos os atores envolvidos a reflexão de suas práticas. Palavras-Chave: Educação Popular em Saúde; Extensão Popular; Interdisciplinaridade.