Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A interdisciplinaridade na formação dos profissionais de saúde na modalidade de Residência.
Renata Pekelman, Margarita Silva Diercks

Resumo


Introdução: O Currículo Integrado (CI) é uma atividade teórica de campo da Atenção Primária em Saúde (APS), realizado com residentes de Medicina de Família e Comunidade e da Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família do Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre/RS, com 08 anos de atividade, sendo 05 entre as duas residências; tem como um objetivo formar profissionais com atitudes para a interdisciplinaridade. Objetivos: O estudo objetivou analisar a construção da interdisciplinaridade no CI. Métodos: É uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. Foram analisadas as respostas dadas na avaliação de processo pedagógico (2005 a 2009) do CI tendo-o como dispositivo para a construção da interdisciplinaridade na APS. Resultados: Realizou-se análise de conteúdo identificando-se três categorias: a primeira refere-se à Vivência Interdisciplinar, onde a constituição dos grupos multiprofissionais e a discussão de temas comuns marcam o CI como efetivo na construção da interdisciplinaridade, propicia o trabalho de equipe, a formulação de compreensões coletivas e de propostas de intervenção em problemas; a segunda, o Diálogo, destaca-se como troca de conhecimentos, como construção coletiva, aponta para reconhecer ao outro e a si mesmo como participantes de um contexto, construindo o diálogo participativo e democrático, reconstruindo identidades; o Método, terceira categoria, apresentou-se como problematizar, debater a prática construindo práxis, espaço para reflexão, protagonismo e construção de conhecimento. Conclusão: o CI tem atingido seus objetivos quanto a ser um espaço de formação com um caráter da interdisciplinaridade e da integralidade.