Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A INTERFACE DOS PROGRAMAS DE ENSINO EM SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO E ATENÇÃO EM SAÚDE NA PUCRS
Rayssa Karolaine Monteiro Amorim

Resumo


INTRODUÇÃO Consolidando as reivindicações da Reforma Sanitária, o governo federal propôs parcerias com as instituições de ensino superior para qualificação da formação profissional de acordo com as realidades vivenciadas no sistema de saúde brasileiro e tendo como amparo o que esta preconizado na legislação das Politicas de Saúde e de Educação. Assim, o OBJETIVO GERAL Identificar e analisar a interface estabelecida entre a formação e atenção em saúde com os programas de ensino em serviço e as unidades de ensino da área da saúde a fim de destacar as potencialidades destes programas na consolidação do SUS e de uma formação profissional alinhadas com as demandas da realidade. A METODOLOGIA o método utilizado é o dialético crítico. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo. Amostra se constitui nos diretores dos cursos da área da saúde, professores dos cursos da área da saúde, gestores das unidades de saúde da região leste-nordeste de Porto Alegre. RESULTADOS Essa pesquisa faz parte dos estudos do GFASSS e dá continuidade a estudos e pesquisas sobre a temática. Encontra-se em fase inicial. Foi aprovada pela Comissão Cientifica do PPGSS e esta sendo enviada pelo Comitê de Ética em Pesquisa/PUCRS. Nas pesquisas anteriores foi apontada a importância de identificar e analisar as potencialidades existentes nos programas de formação profissional que tem como finalidade a integralidade em nível de graduação e suas contribuições para a política de saúde desenvolvendo a educação permanente em saúde e o fortalecimento da atenção primária. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS: as considerações reiteram os achados nas pesquisas anteriores e se amparam no levantamento e analise documental. Desta forma, para alem de respostas fomentam novas indagações sobre os processos de trabalho propostos pelos programas questionando em que medida eles estimulam mudanças que possibilitam a efetivação de um trabalho em equipe com a visão de saúde na forma integral.