Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM NOVO CAMPO PARA A ENFERMAGEM
Raphael Monteiro Oliveira, Jose Luiz Cordeiro Antunes, Gabriela Velozo Gomes dos Santos, Elizia Moraes Ramos, Rafael Rodrigues Polakiewicz

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma das modalidades de ensino da Educação Básica que possibilita a conclusão do seu processo de escolaridade. Entretanto, faz-se necessário entender que os alunos inseridos nesta modalidade são sujeitos específicos, que trazem uma bagagem cultural e saberes prévios sobre vários temas, incluindo as questões da saúde, necessistando de uma estratégia específica para a sua aprendizagem. Muitos são os desafios para a EJA, face a articulação entre realidades conflitantes. Assim, o artigo teve como OBJETIVO realizar um levantamento bibliográfico sobre a EJA e apontar qual a necessidade de atuação do enfermeiro nesta modalidade de ensino, realizando práticas educativas em saúde. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Para isto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a inserção do enfermeiro/a, baseado em fontes secundárias, publicadas no período de 2000-2010. RESULTADOS: Segundo VILANOVA e MARTINS (2008), a EJA: a) tem se configurado como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas as necessidades do seus sujeitos, b) é reconhecida como um direito político para pessoas que não tiveram oportunidades na escolarização regular, c) faz-se necessária face as carências de todo o tipo de informação e conhecimentos, tanto para crescimento de qualificação profissional quanto para conhecimento pessoal e sua formação humana, d) associando-a à enfermagem, percebemos que uma das funções do enfermeiro é a de desenvolver educação em saúde, e isso não se restringe às instituições hospitalares, sendo o trabalhador responsável para atender toda a população, onde quer que ela se encontre. Outro fato é que o Curso de Graduação em Enfermagem da EEAAC/UFF é realizado em conjunto com a licenciatura, por isso, acreditamos que a prática de enfermagem nas instituições educativas e nesta modalidade, deve crescer visto que a participação do ensino superior, conforme é abordado por HADDAD (2007) ainda é muito pequena. CONCLUSÃO: A EJA é de grande relevância social, uma vez que permite ao indivíduo desenvolver suas potencialidades, ampliando sua percepção a respeito do mundo e das complexas relações que o compõe. Podemos reafirmar, assim, que a Enfermagem é capaz de atuar em diversos espaços, desde instituições de atendimento em saúde quanto na educação básica, tendo sempre como foco principal a promoção e educação em saúde da população de forma integral.