Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A Percepção de estudantes de fisioterapia sobre a formação na atenção básica
Flavia Guilherme Gonçalves

Resumo


As Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações da área da saúde foram aprovadas em 2002, na tentativa de romper com o paradigma biomédico na produção de conhecimentos e das profissões. Visando adequar-se às Diretrizes Curriculares Nacionais o curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina, reformulou sua grade curricular, e dentre as alterações, houve ampliação da carga horária e reestruturação da disciplina de Saúde Coletiva. O objetivo deste estudo foi analisar se a ementa da disciplina de Saúde Coletiva do novo currículo contempla a formação de competências previstas nas diretrizes curriculares, bem como a percepção dos estudantes sobre sua formação para atuar na atenção básica. Para isso, utilizou-se de análise documental das ementas e análise de conteúdo das entrevistas com graduandos do último semestre do curso. Da análise, pôde se observar que as ementas de Saúde Coletiva contemplam conteúdos essenciais das Ciências Sociais e Humanas na Saúde, e houve referência pelos estudantes de que o estágio na Atenção Básica foi o que mais propiciou a vivência do trabalho em equipe. Apesar de avaliarem positivamente as aulas de saúde coletiva, sugeriram que se as discussões teóricas fossem mais articuladas ao estágio, pois se assim fosse, este lhes oportunizaria apreender de forma mais efetiva a atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica. Palavras-chave: Curriculum; fisioterapia; atenção básica; ensino superior.