Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A prática da integralidade durante a graduação: um relato de experiência
Giovane Oliveira Vieira, Lana Mara Alves, Jacira Torres

Resumo


O presente estudo teve como objetivo despertar nos discentes a prática da integralidade na assistência ao indivíduo a partir da formulação de diagnósticos de saúde nas comunidades, do planejamento da assistência segundo as necessidades individuais ou coletivas e a prática de ações de atenção à saúde em equipe multiprofissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva baseada em levantamento de dados realizado por docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição da UNIGRANRIO no período de Agosto a Dezembro de 2011. O cenário da pesquisa foi o Ambulatório Sagrada Face, em Vila Canaã – 3º distrito do Município de Duque de Caxias que é uma parceria entre a UNIGRANRIO e a ASPAS (organização não governamental), e funciona nos moldes do programa Saúde da Família. Com cerca de 8 mil habitantes, a comunidade não possui saneamento básico, nem rede de esgotos, algumas casas tem fossas sépticas ou sumidouros; a água para consumo provem de poço artesiano; há coleta regular de lixo e o serviço de transporte é precário. A comunidade possui duas escolas públicas. Estima-se que 90% dos residentes no bairro utilizam o ambulatório, sendo a maior parte composta por idosos do sexo feminino, nas faixas etárias entre 60 e 80 anos. O ambulatório é referência para consultas em clínica médica, ginecologia, controle de hipertensão arterial e diabetes, puericultura e vacinação infantil e atende moradores da comunidade e de bairros adjacentes. De agosto a dezembro de 2011 foram realizadas 1.131 consultas, sendo 672 pela medicina, 215 pela enfermagem, 128 pela nutrição, e 116 pela fisioterapia; 169 visitas domiciliares, 81 curativos, 12 palestras educativas e 143 exames preventivos de câncer de colo de útero, dentre outros procedimentos. Destacamos a aceitação e envolvimento da comunidade para com o trabalho realizado, e a avaliação positiva por parte dos discentes quanto à oportunidade de vivenciar e aplicar conceitos e práticas preconizados pela Lei 8.080. O planejamento para 2012 inclui: ampliação do espaço físico do ambulatório, aumento da diversidade de atendimentos e inserção de outros cursos, com a finalidade de oferecer aos discentes um ensino clínico de qualidade e excelência e, à população, um serviço de saúde eficiente e eficaz.