Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A prática modificando o fazer: o Pet-Saúde ampliando visões.
Gabriella Carrilho Lins de Andrade, Andréa de Souza Lima Barbosa

Resumo


INTRODUÇÃO A integralidade é um conceito intrínseco à concepção das Universidades, uma vez que estas apresentam fios condutores interligados: ensino, pesquisa e extensão. Porém, há ainda um caminho a ser percorrido para que esse tripé esteja em sua plenitude inserido na vida acadêmica. São as atividades extensionistas responsáveis pela construção de uma concepção de realidade menos distorcida, mais real. Estas permitem o confronto entre o que se lê/escuta com o que se vê/sente, o que contribui para uma formação mais completa do profissional - até mesmo enquanto cidadão. No campo da saúde, os passos estão sendo dados com o intuito de promover essa aproximação e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) é um instrumento que carrega tal potencialidade por fomentar noções indispensáveis à prática de um profissional de saúde inserido na atenção básica. OBJETIVO Relatar a vivência no Pet-Saúde bem como sua importância para a formação de acadêmicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). METODOLOGIA Estudo descritivo baseado em reflexões acerca do relato de experiências de discentes na iminência de conclusão do Pet-Saúde, desenvolvido durante dois anos (2010-2012). Em suma, as atividades compreenderam: conhecimento da organização de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF); participação na rotina da ESF de maneira observacional e/ou ativa; encontros no formato de reuniões para colocação de percepções e planejamento de ações; revisão de literatura com temas relacionados; elaboração e execução de projeto de pesquisa; participação em eventos científicos e construção de relatório final do Pet-Saúde. RESULTADOS A dinâmica organizacional própria do Pet-Saúde bem como a construção colateral de intervenções que se fizeram necessárias no decorrer do Programa, reuniram vivências e espaços suficientes para o despertar de um novo olhar à saúde pública. Mostrou a deficiência da Academia (refletida como fragilidade nos profissionais) que não prepara para a atuação interdisciplinar essencial à abordagem da vida; possibilitou a compreensão da magnitude do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo o desejo de contribuir para a construção de um SUS como se quer: universal, equânime e integral e ainda solidificou o comprometimento das estudantes com o devir. CONCLUSÃO Mesmo que ainda em formação, o Pet-Saúde revela seu potencial transformador de concepções, ações e realidades.