Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A percepção da Enfermagem sobre os indicadores de controle da infecção hospitalar do Hospital Universitário Antônio Pedro: uma pesquisa avaliativa.
Juliana de Lima Brandão, Bruna Dutra da Costa, Daniele de Lourdes Nunes, Willian Alves dos Santos, Marilda Andrade, Simone Martins Rembold

Resumo


Introdução: Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. As infecções hospitalares representam atualmente um dos principais problemas da qualidade da assistência devido a sua alta incidência, letalidade, aumento do tempo de internação e uso de medicamentos, além dos custos indiretos causados ao paciente que se configuram como intangíveis, como os provocados pela dor, mal-estar, isolamento, ou seja, pelo sofrimento do paciente. Atualmente, as infecções hospitalares representam risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência, de vigilância sanitária e outras. O enfermeiro é o profissional da saúde que está ligado diretamente ao paciente em tempo integral, logo, ele configura-se como membro essencial para o planejamento e o controle das infecções hospitalares. Objetivo: Avaliar as estratégias e controle das Infecções Hospitalares da população hospitalizada no Hospital Universitário da Universidade Federal Fluminense, quanto a sua eficiência e eficácia no controle das infecções, a notificação, a busca ativa dos casos e as estratégias implantadas. Metodologia: O estudo está sendo realizado no Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, através do projeto de Iniciação Científica PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), que utilizará o período de agosto de 2011 a julho de 2012, através das diretrizes da pesquisa avaliativa que estabelece uma analítica dos processos utilizados por uma instituição, quanto às estratégias aplicadas na redução dos danos. Resultados Parciais: O projeto encontra-se em sua primeira fase, a coleta de dados. Para este momento, foram selecionados os seguintes setores: Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado e o Setor de Doenças Infecto Contagiosas. Conclusão: Espera-se que este estudo contribua com uma avaliação crítico-reflexiva sobre a situação das estratégias de controle das infecções hospitalares no referido hospital universitário, a fim de que a partir dos dados coletados e analisados, possamos reformular ou até mesmo implantar as estratégias conforme normatização. Assim, possibilita-se melhorar a assistência em saúde, prevenindo danos aos pacientes, diminuindo o tempo de internação e conseqüentemente, reduzindo os gastos institucionais.