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A Promoção da Saúde nos livros didáticos adotados no ensino fundamental de um município paraibano
Resumo
INTRODUÇÃO: No Brasil, há investimentos na construção de uma modelo de atenção à saúde que almeja melhorias na qualidade de vida das pessoas. Assim, o Ministério da Saúde reconhece a Promoção da Saúde – PS como eixo estruturante das redes de atenção e lança a Política Nacional de Promoção da Saúde – PNPS, que visa ampliar a autonomia e a co-responsabilidade da população no cuidado integral à saúde por meio de parcerias interinstitucionais. Desse modo, as escolas e os livros didáticos empreendidos têm papeis fundamentais na aquisição de estilos de vida saudáveis e na prevenção de comportamentos nocivos. OBJETIVO: avaliar nos livros didáticos a ocorrência específica de conteúdos, reconhecidos como prioritários pela PNPS: alimentação saudável, atividade física, prevenção e controle do tabagismo, uso abusivo de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito, violência e estímulo à cultura de paz e promoção do desenvolvimento sustentável e demais temas relacionados à temática. METODOLOGIA: Estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado a partir da análise nos livros didáticos de todas os componentes, adotados pela Secretaria de Educação do município e recomendados pelo Ministério da Educação do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Foram empreendidas leituras sucessivas do material a fim de tornar visível a ocorrência dos temas prioritários estabelecidos pela PNPS e outros assuntos relacionados à PS. RESULTADOS: Os temas alimentação saudável e desenvolvimento sustentável foram os mais abordados entre os temas transversais mencionados pela PNPS e o tema prática corporal foi evidenciado mais por meio de imagens que estimulavam a atividade física, necessitando maior empenho dos professores para o estímulo desse hábito saudável. Em detrimento, os temas como violência e estímulo à cultura de paz, uso abusivo de álcool e outras drogas, prevenção/controle do tabagismo, assim como prevenção a acidentes de trânsito estiveram pouco presentes nos livros, e ainda, muitas vezes, de forma desarticulada ou de difícil inter-relação com a PS. CONCLUSÕES: Podemos constatar que o material utilizado pelas escolas aborda os temas elencados pela PNPS de forma reducionista e fragmentada, dificultando o ensino/aprendizado dos conteúdos transversais relacionados à PS, e, por conseguinte, limitando a compreensão do processo saúde-doença, o que facilitaria a adoção de hábitos saudáveis essenciais para a melhoria das condições de saúde dos alunos e de suas famílias.