Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A Promoção da Saúde nos livros didáticos adotados no ensino fundamental de um município paraibano
Vagner Martins Cavalcanti, Mayara Lima Barbosa, Gabriela Maria Cavalcanti Costa, Suely Deysny de Matos Celino

Resumo


INTRODUÇÃO: No Brasil, há investimentos na construção de uma modelo de atenção à saúde que almeja melhorias na qualidade de vida das pessoas. Assim, o Ministério da Saúde reconhece a Promoção da Saúde – PS como eixo estruturante das redes de atenção e lança a Política Nacional de Promoção da Saúde – PNPS, que visa ampliar a autonomia e a co-responsabilidade da população no cuidado integral à saúde por meio de parcerias interinstitucionais. Desse modo, as escolas e os livros didáticos empreendidos têm papeis fundamentais na aquisição de estilos de vida saudáveis e na prevenção de comportamentos nocivos. OBJETIVO: avaliar nos livros didáticos a ocorrência específica de conteúdos, reconhecidos como prioritários pela PNPS: alimentação saudável, atividade física, prevenção e controle do tabagismo, uso abusivo de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito, violência e estímulo à cultura de paz e promoção do desenvolvimento sustentável e demais temas relacionados à temática. METODOLOGIA: Estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado a partir da análise nos livros didáticos de todas os componentes, adotados pela Secretaria de Educação do município e recomendados pelo Ministério da Educação do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Foram empreendidas leituras sucessivas do material a fim de tornar visível a ocorrência dos temas prioritários estabelecidos pela PNPS e outros assuntos relacionados à PS. RESULTADOS: Os temas alimentação saudável e desenvolvimento sustentável foram os mais abordados entre os temas transversais mencionados pela PNPS e o tema prática corporal foi evidenciado mais por meio de imagens que estimulavam a atividade física, necessitando maior empenho dos professores para o estímulo desse hábito saudável. Em detrimento, os temas como violência e estímulo à cultura de paz, uso abusivo de álcool e outras drogas, prevenção/controle do tabagismo, assim como prevenção a acidentes de trânsito estiveram pouco presentes nos livros, e ainda, muitas vezes, de forma desarticulada ou de difícil inter-relação com a PS. CONCLUSÕES: Podemos constatar que o material utilizado pelas escolas aborda os temas elencados pela PNPS de forma reducionista e fragmentada, dificultando o ensino/aprendizado dos conteúdos transversais relacionados à PS, e, por conseguinte, limitando a compreensão do processo saúde-doença, o que facilitaria a adoção de hábitos saudáveis essenciais para a melhoria das condições de saúde dos alunos e de suas famílias.