Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A TUTORIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM - UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas d Silva, Suzelaine Tanji, Natacha Dalis Gomes

Resumo


Introdução: A tutoria colabora num novo sistema de aprendizagem, em que os estudantes se apresentam como sujeitos ativos na produção do conhecimento, trazendo para as sessões tutoriais suas experiências individuais, sendo este momento, internalizado profundamente por todos. Objetivo: Analisar, de modo histórico-crítico, a prática tutorial na formação do estudante de enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, cujo cenário foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana/RJ. Os sujeitos 87 estudantes do primeiro ao sétimo período do Curso de Graduação em Enfermagem do currículo integrado. O trabalho se insere no Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão tendo sido aprovado conforme protocolo/CEP, n.º 581-11/PICPE. A coleta de dados ocorreu em abril/2011, através de questionários, atendendo ao disposto na Resolução n.º196 / 96 (CNS). A produção de dados sistematizou 3 etapas: Pré-Análise – leitura dos questionários; Exploração do Material – operar a codificação, ao agrupar os dados por semelhança e o surgir das unidades temáticas; Análise dos dados obtidos e interpretação – depoimentos analisados, sob a ótica da concepção Pedagógica Histórico-Crítica (PHC) de Demerval Saviani, com articulações a autores que abordam a temática. Resultados: Dos dados coletados emergiram duas unidades temáticas: 1- a participação do tutor na prática da tutoria. Diante de tal cenário houve uma representatividade relevante, já que a participação adequada ou não do tutor foi pontuada pelos estudantes como uma dificuldade de característica nuclear. Então apelam para uma participação mais efetiva deste tutor, de forma a facilitar a dinâmica do aprendizado, inclusive orientando sobre a importância das fontes de pesquisas a serem utilizadas pelos estudantes. Apesar da crítica apresentada, o método tem sido recebido com uma boa aceitação; 2- a importância da prática da tutoria para os estudantes. A sessão de tutoria foi destacada como cenário democrático de construção coletiva do conhecimento, na qual conceitos diversificados são apresentados e levados a debate por um grupo de trabalho tutorial. Conclusão: Considerando a formação do enfermeiro, e a necessidade de uma preparação ampla e humanizada, a prática da tutoria se revela uma alternativa satisfatória pelo seu dinamismo crítico-reflexivo. Porém, a presente metodologia deve ser rediscutida continuamente, a fim de que se possa alcançar êxito na produção de profissionais habilitados para exercerem a Enfermagem. Descritores: Educação; Tutoria; Estudante de Enfermagem.