Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A Unicidade e a Diversidade da Integralidade no SUS: do Princípio às Práticas em Saúde e Formação Profissional
Leonardo Essado Rios, Maria Goretti Queiroz, Afonso Henrique Teixeira Magalhães Issa

Resumo


O presente trabalho é fruto de um Seminário sobre Integralidade e Formação em Saúde, desenvolvido pela Disciplina Educação e Saúde no Brasil, durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Goiás. A Disciplina tem dentre seus objetivos analisar as políticas de saúde indutoras para formação profissional em saúde. A Integralidade tem sido adotada como conceito-chave e eixo de mudanças na formação profissional em saúde no âmbito destas políticas. A seguinte questão foi proposta: é possível pensar a Integralidade da mesma forma nas diferentes realidades e cenários no Sistema Único de Saúde (SUS)? A turma foi dividida em grupos com a finalidade de apreender o significado da Integralidade, a sua implicação na formação, nos cenários de práticas e o sentido que esse conceito assume nas políticas indutoras da formação. Nosso grupo buscou problematizar a questão a partir da apreensão do significado do conceito de Integralidade. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto nos mais renomados dicionários da Língua Portuguesa e publicações do Ministério da Saúde. A Integralidade é um princípio fundamental do SUS que garante ao usuário ações de promoção, prevenção e reabilitação, bem como acesso a todos os níveis de complexidade, com inserção social. O conceito de Integralidade é um sinônimo de Totalidade, de Completude. Em função deste sentido, a Integralidade remete à ideia de Unidade. Podemos dizer que o ser humano, em sua família e na comunidade, com suas necessidades e diversidades, é ‘co-laborador’ na construção da Unidade – e assim também da Integralidade – nas diversas realidades em que é atendido no âmbito do SUS, inclusive nos processos e encontros onde ocorre a formação profissional para a saúde. Concluímos que quando se pensa a Integralidade, ela carrega consigo a essência do próprio conceito de Unicidade do SUS, enquanto princípio, em qualquer realidade. É somente na prática, onde os atores que traduzem os princípios do SUS em modos de se fazer saúde atuam, que a Integralidade assume a diversidade nas diferentes realidades em que o SUS acontece, até mesmo no campo da Formação Profissional. Recomendamos uma Formação Profissional em Saúde que, através da efetivação do princípio da Integralidade, busque cada vez mais contribuir para a consolidação do SUS como um sistema que segue de encontro às necessidades e principalmente aos direitos dos cidadãos brasileiros.