Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A utilização do portfólio no processo ensino-aprendizagem: análise da percepção de estudantes de Odontologia
Etiane Prestes Batirola, Danielle Tupinambá Emmi, Regina Fátima Feio Barroso

Resumo


O emprego de metodologias ativas no ensino da Odontologia tem oportunizado aos alunos e professores, atividades que permitem uma auto avaliação e a capacidade de desenvolvimento do próprio trabalho, a partir de análises individualizadas da evolução no processo de ensino-aprendizagem e a interação com os serviços de saúde. Uma dessas metodologias ativas é a utilização do portfólio, um instrumento no qual o discente registra e coleciona suas percepções, dúvidas, dificuldades e as situações vividas durante seu aprendizado, caracterizando-o individualmente e possibilitando uma avaliação, não só do aluno, mas da qualidade e efetividade educacional da disciplina ou curso oferecido. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar a percepção de estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Pará, que utilizaram o portfólio no seu processo de ensino-aprendizagem, ao passar pela experiência extramural de estágio em serviços de atenção básica e especializada de saúde bucal do município de Belém. A análise foi realizada por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, através de informações coletadas em entrevistas realizadas com dez discentes de Odontologia dos dois últimos períodos do curso, quando no projeto pedagógico está inserido o estágio. Nos relatos, os alunos falaram da oportunização do desenvolvimento de sua capacidade crítica, reflexiva e criativa na elaboração do portfólio, dos pontos positivos e negativos na utilização do mesmo como instrumento de avaliação, além de que forma a utilização do portfólio possibilitou a ampliação de seus conhecimentos. A partir dos relatos, observou-se que esse método de avaliação e estratégia de ensino ainda é desconhecido entre os alunos, havendo algumas resistências, principalmente no que concerne sua construção e a aplicabilidade dos registros ali realizados. Sendo assim, faz-se necessário analisar ainda mais o uso do portfólio no ensino da Odontologia e de toda a área da saúde e assim despertar o interesse dos alunos para pensar, aprender, questionar, refletir e criticar, evitando que a Odontologia se restrinja somente à prática clínica realizada sem a interação e o conhecimento do sistema de saúde vigente no país.