Tamanho da fonte:
A VISÃO DO DISCENTE DE FISIOTERAPIA NA VIVÊNCIA PRÓ-ATIVA EM UM HOSPITAL DE CAMPO GRANDE – MS
Resumo
Introdução: Para promover maior conhecimento aos acadêmicos é necessário proporcioná-los uma aprendizagem sólida, onde o próprio aluno construa de maneira independente o saber através das descobertas realizadas em aulas práticas. Atividades práticas baseadas na metodologia ativa do ensino (MAE) proporcionam grandes espaços para que o aluno em formação seja atuante, tornando-se agente do seu próprio aprendizado. Logo, faz-se necessário entender a percepção dos alunos frente a abordagens práticas utilizadas pela MAE. Objetivos: Avaliar a percepção dos discentes quanto a MAE após atividades práticas em um Hospital Público. Metodologia: Diante da disciplina Saúde da Criança II, os 35 acadêmicos do 6º semestre de fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foram orientados a realizar atividades práticas no Hospital Universitário local, onde tiveram que criar uma conduta baseada nos objetivos que consideraram relevantes para a melhora do quadro clínico do paciente, visando a integralidade da atenção e o atendimento humanizado. Isso de forma individualizada, preconizando a metodologia pró-ativa de aprendizagem, sem auxílio de um facilitador/professor. Após as atividades os discentes descreveram, por meio de relatos, experiências adquiridas a partir das práticas realizadas. A análise das respostas baseou-se no Discurso do Sujeito Coletivo, de Lafrève. Resultados: A partir dos relatos de experiência analisados, os acadêmicos descreveram que a atuação prática de maneira independente serviu para “se aproximar, ter contato, enfrentar e desenvolver habilidades interpessoais com o paciente“, bem como para “desenvolver melhor a auto-confiança, capacitar-se e estar preparado para atuar após a formação”. Outro aspecto relevante citado na maioria dos relatos foi a “ampliação do conhecimento prévio, pois as aulas práticas serviram de teste” e o aluno se sentiu obrigado a “buscar e exercitar, individualmente, o conhecimento para atuar naquele instante”. Conclusão: Baseando-se nos relatos percebe-se que, apesar dos discentes sentirem-se obrigados a buscar seu próprio conhecimento, as aulas práticas realizadas a partir da MAE proporcionaram maior independência destes frente a problematização encontrada no hospital. As temáticas ensinadas na academia exigem aulas práticas e vivenciadas, havendo assim a formação de uma atitude científica, independente e crítica do graduando, que está intimamente vinculada ao modo como se constrói o conhecimento.