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AÇÕES EDUCATIVAS DIALÓGICAS EM BUSCA DA CIDADANIA DE ADOLESCENTES ABRIGADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Resumo
Relato de experiência pautado nas ações educativas de um projeto de extensão. Destina-se a desenvolver ações educativas em saúde no centro de acolhimento junto às mães adolescentes abrigadas e aos profissionais cuidadores deste abrigo. Caracterização do problema: As adolescentes abrigadas que vivenciam a maternidade possuem um contexto de vida permeado de vulnerabilidades, seja em relação aos aspectos psicossociais ou aos agravos a saúde física, devido à trajetória que costuma envolver uso drogas, gravidez precoce e relação sexual desprotegida. Nesse sentido, as ações educativas buscam proporcionar ferramentas que favoreçam o autocuidado, a constituição de uma maternidade saudável e a transformação da realidade a partir da construção compartilhada do conhecimento. Descrição da experiência: O processo ensino aprendizado tem como base a ação dialógica e a Teoria crítica de Paulo Freire. As atividades têm como eixo principal questões sexuais e reprodutivas e são desenvolvidas junto às adolescentes, tendo a participação dos acadêmicos de graduação e pós-graduação em enfermagem e profissionais do abrigo. Utilizam-se como estratégias as técnicas de sensibilização, dinâmicas de grupo, materiais didáticos sobre saúde sexual e reprodutiva, dinâmica de expressão artística, diálogo circular, onde se destacaram a dramatização de cenas recorrentes em suas trajetórias. Efeitos Alcançados: Realizado um diagnóstico das necessidades de saúde das adolescentes abrigadas. As adolescentes e profissionais do abrigo percebem gradualmente o grupo acadêmico como referência para discussão das questões relativas à saúde, considerando seus determinantes biológicos e psicossociais. A perspectiva problematizadora permite a reflexão sobre seus modos de viver, incluindo cuidados com o corpo, reconhecimento da anatomia; preconceitos acerca da prática sexual feminina, relações interpessoais, discriminações vividas nos vários espaços. Também puderam ser observados o empoderamento e autonomia a partir do incentivo à criatividade e a reflexão crítica da realidade. Recomendações: Planejamento de estratégias interdisciplinares de assistência e ensino, ampliando as propostas das diretrizes curriculares e do setor saúde. Desenvolvimento de pesquisas com fins de reconhecimento da realidade e determinantes de saúde. Manutenção da discussão interdisciplinar e intersetorial para ampliação do atendimento às demandas deste grupo que extrapola ações isoladas da saúde, assistência social, justiça.