Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ADOLESCENTES PROMOTORES DA SAÚDE: ESTÍMULO AO PROTAGONISMO JUVENIL, CRIATIVIDADE, TROCAS DE SABERES, EM OPORTUNIDADE INTERDISCIPLINAR DE PRÁTICA ACADÊMICA
Alessandra Bento Veggi, Tânia Vianna, Silva Lilian, Ellen Lopez Dias, Alessandra da Silva Marques, Mariucha de Souza Ribeiro, Natália Mattos Pimentel da Costa, Bárbara Cavalcante Dantas, Gabrielly Curi N. Borges

Resumo


O Núcleo Integrado de Saúde Coletiva da Universidade Gama Filho (NISC/UGF) desenvolve trabalho interdisciplinar entre graduandos da área da saúde e adolescentes de uma escola municipal no Rio de Janeiro, estimulando a construção do conhecimento na área de Saúde Pública de forma participativa e dialógica, incentivando a reflexão sobre os fatores determinantes que interferem na saúde da população. A Escola Municipal alvo desse projeto apresenta projeto político pedagógico que inclui atividades extra classe como: brigada anti dengue (educativa e de vigilância dos possíveis focos), cineclub, jovens bibliotecários, frente de preservação ambiental. Além dessas, os alunos participam de atividades que estimulam a construção de Projeto de Vida (PV) e Protagonismo Juvenil (PJ), propostas adotadas como referência na escola para a parceria com a UGF. Participam do projeto cerca de 20 alunos escolhidos pela direção da escola. O projeto tem como objetivo formar agentes multiplicadores do conhecimento em seu meio, investindo nas potencialidades do espaço escolar. Para os graduandos que integram o projeto essa experiência pretende contribuir para formação de um profissional de saúde mais comprometido com a realidade e as necessidades da população. Os temas são pactuados coletivamente e elencados de forma a estimular a participação ativa dos alunos a partir de oficinas, dinâmicas, dramatizações e discussões de grupo. A oficina de construção do conceito de saúde é o ponto de partida para o levantamento das demandas temáticas junto aos adolescentes do projeto e a elaboração do conteúdo programático. A riqueza de possibilidades mútuas de aprendizado e colaboração é, sem dúvida, a chave desta integração Instituição de Ensino Superior/Comunidade. A troca de saberes e experiências entre os alunos da rede municipal de ensino, os graduandos da UGF e seus preceptores vem contribuindo para a formação de um profissional de saúde mais comprometido com a realidade e necessidades da população.