Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E VIVÊNCIAS DAS DISCIPLINAS NA ÁREA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFG
Maria Goretti Queiroz, Maria Fatima Nunes, Maria do Carmo Freire, Tatiana Oliveira Novais, Vânia Cristna Marcelo, Wilson Ramos, Bárbara Arantes

Resumo


Em 1996, com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ocorreu a elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os profissionais de saúde atuarem frente aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da re-orientação pedagógica proposta pelo Curso de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG) é promover mudanças no seu processo de formação, através de ações de reflexão-ação junto ao corpo docente, buscando o aprimoramento das práticas pedagógicas e uma maior integração entre o ensino e o serviço público de saúde. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as metodologias de ensino-aprendizagem das disciplinas de odontologia coletiva da FO/UFG. Trata-se um estudo descritivo, ancorado na pesquisa qualitativa, com base na análise documental e depoimentos de docentes e discentes. As disciplinas de odontologia coletiva compõem a Unidade Coletiva do currículo e totalizam uma carga horária anual de 320 horas de natureza obrigatória, aproximadamente 8% do curso. São ministradas no 2º, 3º, e do 7º ao 10º períodos do curso. As demais disciplinas da Unidade (Ética, Legislação, Orientação profissional, Metodologia científica e Introdução à clínica) correspondem a 19% do curso. Uma característica marcante destas disciplinas é a utilização de metodologias ativas, pactuando com a leitura atual do conceito de liberdade de idéias e de pleno desenvolvimento do educando. As metodologias ativas podem assumir diversos formatos dentre eles: seminários; discussões em grupo; teatros; roda de conversa; vivências extraclasses; Incentivo a participação da organização de eventos na área de saúde coletiva e muitas outras. Nestas disciplinas encontrou-se que é com a dosagem de metodologias tradicionais e ativas que atende-se melhor às características dos estudantes e aproxima-se mais de uma, educação libertadora por incentivar o pensamento individual de capacitar cada aluno para a construção de seu próprio conhecimento em cenários tradicionais e em novos espaços de atuação.