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ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E VIVÊNCIAS DAS DISCIPLINAS NA ÁREA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFG
Resumo
Em 1996, com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ocorreu a elaboração de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) baseadas em competências necessárias para os profissionais de saúde atuarem frente aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da re-orientação pedagógica proposta pelo Curso de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG) é promover mudanças no seu processo de formação, através de ações de reflexão-ação junto ao corpo docente, buscando o aprimoramento das práticas pedagógicas e uma maior integração entre o ensino e o serviço público de saúde. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as metodologias de ensino-aprendizagem das disciplinas de odontologia coletiva da FO/UFG. Trata-se um estudo descritivo, ancorado na pesquisa qualitativa, com base na análise documental e depoimentos de docentes e discentes. As disciplinas de odontologia coletiva compõem a Unidade Coletiva do currículo e totalizam uma carga horária anual de 320 horas de natureza obrigatória, aproximadamente 8% do curso. São ministradas no 2º, 3º, e do 7º ao 10º períodos do curso. As demais disciplinas da Unidade (Ética, Legislação, Orientação profissional, Metodologia científica e Introdução à clínica) correspondem a 19% do curso. Uma característica marcante destas disciplinas é a utilização de metodologias ativas, pactuando com a leitura atual do conceito de liberdade de idéias e de pleno desenvolvimento do educando. As metodologias ativas podem assumir diversos formatos dentre eles: seminários; discussões em grupo; teatros; roda de conversa; vivências extraclasses; Incentivo a participação da organização de eventos na área de saúde coletiva e muitas outras. Nestas disciplinas encontrou-se que é com a dosagem de metodologias tradicionais e ativas que atende-se melhor às características dos estudantes e aproxima-se mais de uma, educação libertadora por incentivar o pensamento individual de capacitar cada aluno para a construção de seu próprio conhecimento em cenários tradicionais e em novos espaços de atuação.