Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APOIO AS EQUIPES NA ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA FIOCRUZ/UFMS/MS.
Luciane Aparecida Pereira de Lima

Resumo


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência do Curso de Especialização a Distância em Atenção Básica em Saúde da Família, realizada pela Fiocruz e UFMS no Estado do Mato Grosso do Sul, pela UNASUS. Como tutora integrante da segunda turma com inicio em 2011, apoio um grupo de 19 alunos, na qual a modalidade de Projeto de Intervenção (PI) foi uma opção de 80% da turma. O Curso é dividido em 04 unidades de ensino que a cada termino há um encontro presencial para discussão teoria e pratica dos módulos estudados. Esses encontros têm propiciado um debate amplo acerca do TCC na modalidade projeto de intervenção, colocando em analise as reflexões dos fóruns e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) associadas com o cotidiano do trabalho dos alunos trabalhadores na suas equipes de saúde da família e equipes dos núcleos de apoio a saúde da família. A proposta pedagógica do curso através das metodologias ativas de aprendizagem oferta ferramentas para o desenvolvimento de toda equipe de saúde. A papel do tutor vai alem e temos apoiado institucionalmente e matricialmente as equipes de saúde presentes na turma. O apoio é realizados no coletivo, todos podem apoiar o desenvolvimento das atividades dos colegas, e podem sugerir considerações sobre o TCC-PI. Temos 4 equipes presentes na turma no qual todos vivenciam o apoio interno e externo as equipes de saúde. A narrativa em um único documento onde consta o portfólio, as atividades do AVA e ao TCC-PI tem propiciado um desenho da trajetória desse aluno trabalhador para as mudanças cotidianas do SUS em suas realidades, bem como ao desenvolvimento do apoio aos TCC na modalidade de projetos de intervenção. Pois ampliar a capacidade de analise e intervenção dos coletivos presencialmente e a distancia é um desafio diário e Registro Único das atividades tem mostrado uma ferramenta que propicia um dialogo entre as tecnologias proposta no curso na modalidade de Projeto de Intervenção.