Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
APOIO E FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE POR MEIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE E DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NO SUS (VER-SUS BRASIL)
Alessandra Xavier Bueno, Mayna Yaçanã Borges de Ávila, Rafael Dall Alba, Ana Lucilia da Silva Marques, Maria Luiza Ferreira de Barba, Raíssa Barbieri Ballejo Canto, Regina Pedroso, Irani Jesus Borges da Silva, Rosane Machado Rollo, Alcindo Antônio Ferla

Resumo


Introdução: A partir de um conjunto de experiências de vivências e estágios coordenados por docentes do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, na Escola de Enfermagem da UFRGS, com a participação de docentes e discentes de diferentes cursos, se constituiu uma retomada do dispositivo previsto na política nacional de educação na saúde que contou com apoio do Ministério da Saúde há alguns anos e que retorna às prioridades da gestão federal, nesse momento com vínculo forte na atenção básica. Objetivos: Realizar e apoiar iniciativas multicêntricas de Estágios e Vivências na Realidade do SUS (VER-SUS) visando estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção; avaliar iniciativas e experiências multicêntricas de Estágios e Vivências na Realidade do SUS e de educação permanente na atenção básica. Métodos: O projeto conta com atividades de extensão e de pesquisa. Nas atividades de extensão estão previstas a realização das iniciativas multicêntricas de estágios e vivências em diversas localidades no país e atividades de educação permanente em saúde e cooperação técnica com sistemas locais de saúde na qualificação da interface entre a formação profissional e a qualificação da atenção básica em saúde. Dentre as atividades de pesquisa estão previstas a realização avaliação de iniciativas e experiências de Estágios e Vivências na Realidade do SUS e de educação permanente na atenção básica. Resultados Preliminares: Foram criadas comissões estaduais que propuseram projetos de VER-SUS com inicio previsto para fevereiro do ano presente. A proposição das iniciativas foi marcada pelo protagonismo estudantil e pela importante interlocução entre os diferentes atores em todas as etapas do projeto. Conclusões: As características singulares de multidisciplinaridade, envolvimento e protagonismo estudantil estimuladas pelo projeto do VER-SUS vem sendo capazes de envolver diferentes atores do sistema de saúde e de gerar uma importante interlocução entre os serviços e a formação em saúde.