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APOIO E FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE POR MEIO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE E DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NO SUS (VER-SUS BRASIL)
Resumo
Introdução: A partir de um conjunto de experiências de vivências e estágios coordenados por docentes do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, na Escola de Enfermagem da UFRGS, com a participação de docentes e discentes de diferentes cursos, se constituiu uma retomada do dispositivo previsto na política nacional de educação na saúde que contou com apoio do Ministério da Saúde há alguns anos e que retorna às prioridades da gestão federal, nesse momento com vínculo forte na atenção básica. Objetivos: Realizar e apoiar iniciativas multicêntricas de Estágios e Vivências na Realidade do SUS (VER-SUS) visando estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção; avaliar iniciativas e experiências multicêntricas de Estágios e Vivências na Realidade do SUS e de educação permanente na atenção básica. Métodos: O projeto conta com atividades de extensão e de pesquisa. Nas atividades de extensão estão previstas a realização das iniciativas multicêntricas de estágios e vivências em diversas localidades no país e atividades de educação permanente em saúde e cooperação técnica com sistemas locais de saúde na qualificação da interface entre a formação profissional e a qualificação da atenção básica em saúde. Dentre as atividades de pesquisa estão previstas a realização avaliação de iniciativas e experiências de Estágios e Vivências na Realidade do SUS e de educação permanente na atenção básica. Resultados Preliminares: Foram criadas comissões estaduais que propuseram projetos de VER-SUS com inicio previsto para fevereiro do ano presente. A proposição das iniciativas foi marcada pelo protagonismo estudantil e pela importante interlocução entre os diferentes atores em todas as etapas do projeto. Conclusões: As características singulares de multidisciplinaridade, envolvimento e protagonismo estudantil estimuladas pelo projeto do VER-SUS vem sendo capazes de envolver diferentes atores do sistema de saúde e de gerar uma importante interlocução entre os serviços e a formação em saúde.