Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Aprender Fazendo no SUS: a experiência de estágio na formação acadêmica na rede de saúde mental do município de Natal-RN
Flavia Helena Miranda de Araújo Freire

Resumo


A formação acadêmica do curso de psicologia da Universidade Potiguar em Natal-RN tem propiciado aos estudantes de graduação o amplo debate no campo da saúde coletiva enfatizando a rede de saúde do SUS como novo espaço de saberes e práticas a partir da experimentação do cotidiano do trabalho. O estágio profissionalizante envolve os alunos do último ano do curso de psicologia utilizando como campo de aprendizagem a rede substitutiva de saúde mental. Construir espaços coletivos para a reflexão e avaliação dos atos produzidos no cotidiano de trabalho refere-se a uma prática da Educação Permanente (Ceccim, 2004) que poderá ser potencializada a partir da inserção dos alunos/estagiários nos serviços de saúde. O objetivo deste trabalho está em contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar; fomentar pedagogicamente a compreensão da lógica de funcionamento da rede substitutiva de saúde mental no SUS; estimular a inserção dos alunos no movimento social de luta antimanicomial e reforma psiquiátrica. Metodologicamente os alunos são incorporados ao processo de trabalho institucional, com referência no trabalho em mini-equipes de composição multidisciplinar e no desenvolvimento das práticas de cuidado tendo como direcionamento os projetos terapêuticos singulares. No desenvolvimento do estágio são realizadas atividades de acolhimento, discussões de caso, gerenciamento do cuidado, ações de matriciamento na atenção básica, participação em oficinas terapêuticas e reuniões de equipe na discussão da organização do processo de trabalho. O estágio é acompanhado pelo supervisor de campo/institucional do SUS e supervisor acadêmico proporcionando um espaço de reflexão teórico/prática sobre a atuação do psicólogo na rede substitutiva de saúde mental. Como forma de fomentar um amplo debate acerca da produção do cuidado, da assistência territorializada e da solidificação do processo de reforma psiquiátrica em curso no município de Natal, serão realizados fóruns semestrais envolvendo os alunos/estagiários, trabalhadores da rede de saúde mental do SUS, coordenação municipal de saúde mental e professores das instituições universitárias. Podemos observar que a inserção dos alunos/estagiários na rede assistencial de saúde tem proporcionado a qualificação dos novos profissionais de psicologia à atuarem no campo da saúde coletiva visando a solidificação do SUS e o engajamento e sustentação de um compromisso ético com o processo de reforma psiquiátrica brasileira.