Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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As concepções de saúde e doença de docentes, preceptores e estudantes envolvidos com a interface ensino-serviço
Josué Augusto do Amaral Rocha, Sarah Barbosa Segalla, Maria Lúcia Mazzariol Cyrino, Sérgio Resende de Carvalho

Resumo


Introdução: O curso de medicina da UNICAMP em sua reforma curricular criou duas disciplinas, incorporando novas competências e habilidades. Essas disciplinas tem como campo de estágio a atenção primária e se propõem a discutir, entre outros assuntos, o processo saúde-doença. Dez anos depois, consideramos importante analisar as concepções de saúde e doença dos protagonistas dessas disciplinas. Para isso desenvolvemos essa investigação inserida no projeto PET-Saúde “Pesquisa Avaliativa Sobre Gestão do Trabalho e Formação de Graduandos e Trabalhadores de Saúde: Explorando Fronteiras”. Objetivos: Analisar as concepções de saúde e doença de docentes, estudantes e preceptores envolvidos em duas disciplinas inseridas em serviços de atenção primária. Método: Para nós os conceitos de saúde e doença se revelam no fazer da clínica e na realidade dos serviços, por isso nossos campos de investigação foram unidades parceiras das disciplinas. Nossos interlocutores foram estudantes, docentes e preceptores envolvidos com o dia-a-dia do ensino e do serviço. Optamos por realizar entrevistas semi-estruturadas com docentes e preceptores e grupos de discussão com os estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram construídos a partir de reuniões do PET-Saúde, com importante apoio de profissionais da rede de Campinas. Resultados: Nossa investigação demonstrou que a maioria dos atores compartilha da compreensão multicausal do processo saúde-doença. Entre os docentes esteve presente, porém com menor força, a concepção biológica. Por outro lado, houve estudantes que destacaram a concepção histórico-social. Conclusão: A Reforma Curricular colaborou para levar aos currículos mudanças em processo na sociedade, como o modo de pensar o processo saúde-doença. Nossa pesquisa demonstrou que a maioria dos interlocutores compartilha da compreensão multicausal, no entanto, entendemos que esse é um campo ainda em disputa. A concepção biológica tem força principalmente entre docentes envolvidos com pesquisas biomédicas e pode não ter se revelado tão importante, por se tratar de disciplinas desenvolvidas na atenção primária. Apesar de não estar entre nossos objetivos iniciais, a investigação colaborou para analisarmos a influência do encontro ensino serviço na formação. Ele tem o potencial de, a partir da realidade, expor contradições capazes de levar os atores envolvidos nas disciplinas a questionar concepções hegemônicas na academia e repensar a maneira de fazer a clínica.