Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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As demandas de educação permanente de enfermeiros de municípios do RJ inscritos no Telessaúde/RJ: reduzindo as diferenças geográficas nos processos educacionais
Sonia Acioli, Ariane Faleiro Luiz, Helena David, Magda Guimarães de Araújo Faria

Resumo


Introdução: O sistema de Educação Permanente em Saúde (EPS) é compreendido como um conjunto de alternativas educacionais, articulado, visando o desenvolvimento de ações voltadas à aprendizagem significativa no e para o processo de trabalho¹. O Programa Telessaúde Brasil Redes visa à qualificação da atenção à saúde e utiliza-se da educação permanente e da segunda opinião formativa como uma forma de promover uma capacitação profissional adequada à demanda populacional². Portanto, interessou-nos desenvolver um estudo a partir do seguinte problema: Quais as demandas de educação permanente dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) inscritos no Telessaúde RJ? Objetivo: Analisar os tipos de demandas de educação permanente dos enfermeiros de diferentes localidades do estado do Rio de Janeiro. Método: Este estudo é do tipo descritivo de abordagem quantitativa. A amostra foi intencional capaz de contemplar a diversidade existente entre os municípios, incluindo o maior município em termos populacionais de cada região. Foram analisados 9 municípios e 46 equipes de Estratégia de Saúde da Família no total. Os dados foram retirados de um formulário de Linha de Base preenchidos pelos enfermeiros na adesão de seu município ao programa. Este consta em um banco de dados próprio do programa Telessaúde. Resultados: Ao compararmos os dados apresentados pelos enfermeiros, percebemos que todos os municípios em algumas escolhas possuem relação entre as demandas. Isto proporcionou a criação de tabelas com as demandas mais comuns e as diferenças entre os municípios. Ao passo que houve o aparecimento de temas que são clássicos da enfermagem como sendo necessidade de ampliação de conhecimentos, como curativo e imunização, além de dificuldade de manejo clínico em doenças como Tuberculose, Hanseníase, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, entre outras. O que nos sugere que os profissionais chegam ao mercado de trabalho com déficit de conhecimento para atuarem em certos programas do Ministério da Saúde. Conclusão: O Rio de Janeiro é um estado extenso e possui muitos municípios, o que torna a difusão de conhecimento complexa. Porém, com a iniciativa inovadora do Programa Telessaúde Brasil Redes podemos observar que não só enfermeiros, mas todo profissional de saúde pode ter acesso a conhecimento e retirada de dúvidas independente de onde esteja. Isto aumentará a qualidade da assistência e fará com que os profissionais possam ter o mesmo tipo de informação em locais distintos.Referências: BRASIL. Programa Nacional de Telessaúde. Núcleo do Rio de Janeiro. 2009. Disponível em: <http: //www.telessauderj.uerj.br/>. Acesso em: 15 Dez. 2011 . MANCIA, Joel Rolim; CABRAL, Leila Chaves; KOERICH, Magda Santos. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev. Brasileira de Enfermagem, Brasília, V. 57, n.5, Set./Out. 2004. Disponível em: <http: //www.scielo.br/scielo.php?script=sci>. Acesso em: 15 Dez. 2011.