Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE: A IMPLANTAÇÃO DO GRUPO DE CAMINHADA COMO MULTIPLICADOR E FACILITADOR DE BOAS PRÁTICAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
José Augusto Guimarães de Oliveira, Ricardo Manoel de Almeida de Souza, Junia Cardoso, Willian Gomes da Fonte, Vivian Moraes, Camila Crespo

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A busca por um estilo de vida mais ativo está entre os principais indicadores de saúde. No entanto, apesar do entendimento dos benefícios da atividade física ainda são elevadas as proporções de indivíduos insuficientemente ativos. Os estudos mostram que não basta o reconhecimento se não houver informações e oportunidades que viabilizem a prática. Ciente dessa condição e após identificar possibilidades técnicas mais favoráveis na estruturação de um programa de atividade física acessível percebeu-se no grupo de caminhada uma atividade simples, sem riscos à saúde, sem custo e democrática. O objetivo é oferecer um incentivo prático para aderência a uma atividade física regular aproveitando uma potencialidade natural do ser humano: o caminhar. Desta forma, afastando a idéia de uma ação complexa e dependente da orientação de um especialista. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A implantação de um grupo de caminhada na Academia Carioca da Saúde é vinculada a uma Unidade de Saúde e pressupõe um levantamento de integrantes das equipes de saúde que possam atuar como agentes multiplicadores desta proposta. O professor de educação física da equipe atua direta e indiretamente na condução dos grupos apoiando-os por meio de seu conhecimento técnico e experiência. Anterior ao início da atividade prática, todos os interessados em atuar como multiplicadores são capacitados com orientações necessárias para a formação dos grupos. Periodicamente são acompanhados pelo professor de educação física de referência local do NASF. EFEITOS ALCANÇADOS: O envolvimento da equipe nesta ação, onde destacamos a participação do Agente Comunitário de Saúde, amplia a quantidade de pessoas beneficiadas no território e transmite para o ambiente da Unidade a noção sobre a importância da atividade física regular e ferramentas úteis para sua prática. O apoio do professor de educação física é fundamental para a construção de uma prática eficiente. Os resultados alcançados refletem a diminuição dos fatores de risco à saúde e associados às demais atividades educativas interdisciplinares se constituem como ação promotora de saúde e melhoria da qualidade de vida dos usuários. RECOMENDAÇÕES: Os resultados alcançados demonstram a eficácia dos grupos de caminhada e seus agentes multiplicadores. Apontam também, para o seu potencial na democratização de uma consciência mais saudável, justificando o apoio para a continuidade do desenvolvimento desta estratégia.