Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE: A INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA CLÍNICA DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
José Augusto Guimarães de Oliveira, Junia Cardoso, Alex de Albuquerque Dias Corrêa, Ana Claúdia Barreto, Edson Madeira, Fernanda Azambuja, Gabriela Moreira, Margareth Ferreira, Edmilson Junior, Rivenil Bonfante, Claudia Lopes

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A Estratégia Saúde da Família evidencia a importância da atenção primária, assim como reorienta os serviços e as propostas de promoção da saúde. No município do Rio de Janeiro, a implantação das Clínicas da Família reafirma este modelo que aposta na construção de um espaço de trabalho mais justo e humanizado. Desta forma, aposta na infraestrutura, e valorização profissional centrada em responder às expectativas e necessidades dos cidadãos. Neste contexto, ao se criar os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, baseado no trabalho interdisciplinar e no apoio matricial, torna-se possível a inserção de profissionais que não eram contemplados nas equipes de modo a ampliar às práticas de promoção da saúde. Dentre eles o profissional de educação física por meio do reconhecimento da promoção da atividade física. O objetivo é mostrar a importância desta área de conhecimento na equipe de saúde e promover a reflexão de profissionais e gestores sobre suas potencialidades. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O Programa Academia Carioca da Saúde agregou sua proposta à expansão das Clínicas da Família, ampliando por meio do profissional de educação física sua atuação na população atendida. Superando a idéia de apenas um prescritor de exercício, mas que compreende além da preocupação com a saúde os seus determinantes sociais, diferenciando o seu atendimento. O profissional de educação física por meio de sua prática potencializa as atividades de matriciamento, pois estende à cobertura da Saúde da Família sua especialidade. O que afasta definitivamente a idéia de uma atuação restrita ao lazer e à performance física. EFEITOS ALCANÇADOS: Para este novo profissional, a troca de experiêncisa com outras áreas de conhecimento, além de fortalecer o trabalho interdisciplinar, aprimora a articulação entre o conhecimento acadêmico e as práticas no serviço. O profissional de educação física torna-se mais consciente do seu papel a partir das vivências e reconhecimento de suas potencialidades. RECOMENDAÇÕES: É natural que tudo o que é novo provoque dúvidas e incertezas, além de adaptações e aprendizagens. Uma vez que a Estratégia Saúde da Família tem entre suas diretrizes a intersetorialidade e multidisplinaridade, por tudo demonstrado, constata-se que o profissional de educação física atende ao perfil para a composição da equipe de saúde.