Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE DO CUIDADO TRANSDICIPLINAR DO CORPO COMO CONSCIÊNCIA: relato de experiência
Gabriela Rosario Cavalcante da Silva, Gabriella Andrade Fonseca de Morais, Maíla Almeida Purificação, Maria Tereza Mariotti

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA O acolhimento entre os sujeitos ocorreu na comunidade carente do STIEP em Salvador/Ba. Com mulheres maduras a partir dos 30 anos, pertencentes a classe social de baixa renda, pouca escolaridade, sofrendo pela grande influencia do tráfico de drogas, desemprego ,e mortalidade por causas externas. Os autores envolvidos, enquanto facilitadores do trabalho participaram desde a organização do evento na comunidade bem como a programação de atividades lúdicas, interativas e rodas de conversas e todas elas juntas fizeram com que mulheres e autores se sentissem a cada encontro, mesmo que aos poucos: mais descontraídos, livres, confiantes e apreensivos pela próxima atividade. Os maiores objetivos foram fazer com que essas pessoas deixassem o papel de paciente dos encontros e se tornassem sujeitos em conjunto com os autores, porém para que isso ocorresse foi preciso favorecer o desenvolvimento do potencial humano utilizando o próprio corpo e desenvolver ações educativas e terapêuticas. O contexto teórico foi fundamentado no estudo da fenomenologia de Merleau-Ponty e em noções da física quântica, além de outras literaturas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA As dinâmicas vividas com essas mulheres representam mudanças significativas em suas vidas, elas aprendem a partir do autocuidado despertar consciência do eu com a finalidade de resolver problemas, inquietações que não são vistas pelo outro e sim sentidas de forma individual, particular de cada um. As experiências vividas nas comunidades proporcionam um grande aprendizado não apenas as mulheres, mas também ao grupo de estudantes.EFEITOS ALCANÇADOSA experiência de poder interagir com a comunidade, saber um pouco sobre a realidade de cada uma ali presente, o que elas sentiam e o reconhecimento delas conosco (facilitadores) foi muito gratificante. A cada novo encontro, a cada oficina realizada era um aprendizado maior. Pudemos ver mulheres chorarem se emocionando com nosso trabalho e pedindo que voltássemos. Vale ressaltar também a importância do trabalho em equipe tanto para nós estudantes como seres humanos em processo de evolução. RECOMENDAÇÕES Ao realizar este trabalho pudemos concluir o quão importante é a educação em saúde na vida das pessoas para a construção do conhecimento. A importância da convivência e participação social com o outro e o coletivo, na troca de experiências, do autoconhecimento sobre si mesmo, do outro e do mundo, e do cuidado transdisciplinar do corpo na vida do ser humano.