Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Acessibilidade do usuário hipertenso ao serviço de saúde com enfoque nos princípios do SUS
Rita de Cássia do Nascimento Ferreira, Lívia Moreira Barros, Natasha Marques Frota, Rosa Aparecida Nogueira Moreira, Bruna Danielle Paula da Ponte, Priscila Fontenele de Paula, Joselany Áfio Caetano, Zélia Maria de Sousa Araújo Santos

Resumo


Introdução: A acessibilidade abrange a relação entre a localização da oferta do atendimento à saúde e os usuários, considerando, por exemplo, os recursos existentes para o transporte, o tempo e distância de deslocamento e os custos. O acompanhamento do paciente com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é realizado pela Equipe de Saúde da Família (ESF) através da Unidade Básica Saúde (UBS) mais próxima favorecendo a acessibilidade e facilitando o atendimento. Objetivo: O estudo tem por objetivo analisar a acessibilidade do usuário hipertenso ao sistema de saúde. Metodologia: Estudo transversal realizado no período de maio a agosto de 2010 em quatro UBS no município de Fortaleza-CE. A população constou de 400 usuários cadastrados no programa Hiperdia. As informações foram coletadas através de um formulário estruturado e compiladas através do programa Statistis Package for Social Science. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de Fortaleza (CEP 215/19). Resultados: Os resultados mostraram predominância do sexo feminino 269 (84,5%) e maior frequência de idosos 217 (55,6%). A acessibilidade do usuário hipertenso através da referência ocorreu na atenção secundária em 47,2%, destes 101 (25,2%) eram encaminhados para as Unidades de Emergência e 88 (22,0%) para Unidades de Internação. Quanto à atenção terciária, 104 (26,0%) eram encaminhados para Unidades de Emergência e 188 (47,0%) para Unidades de Internação. Na maioria dos casos, a referência era causada por complicações agudas ou crônicas agudizadas associadas à hipertensão arterial sistêmica. Todavia, a contra-referência para a UBS de origem era inferior, numa variação de 30,6% a 77,7%, com predomínio na atenção secundária. Observamos também que 212 (53,0%) usuários hipertensos procuravam as instituições de saúde por iniciativa própria e através da indicação de outras pessoas como: líderes comunitários e familiares. Conclusão: Os dados revelaram a necessidade da elaboração de estratégias que possibilitem uma maior acessibilidade do cliente ao serviço de saúde, respeitando os princípios do sistema único de saúde e contribuindo, dessa forma, para a adesão destes às condutas de manutenção, promoção da saúde e prevenção/controle de agravos reduzindo os atendimentos em instituições de alta e média complexidade.