Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Aulas práticas de anatomia: explorando alternativas para o aprendizado
Karolina Kellen Matias, Tatiana Oliveira Novais

Resumo


Na disciplina de Anatomia Humana, a atividade prática em laboratório desenvolve-se com a utilização de modelos sintéticos e peças naturais. A par de diminuir a resistência e o receio do estudo em peças naturais, inicialmente a professora solicita que os alunos elenquem pontos positivos e negativos do estudo em peças naturais, com estes dados registrados a professora media uma discussão que objetiva elucidar cada ponto. A experiência como docente aponta que parte da resistência do estudo em peças naturais, esta calcada em mitos ou receios vão desde a possibilidade de adquirirem alguma doença até questões relativas à morte e suas diferentes nuances. A questão bioética também é abordada com vistas a incentivar o respeito e o cuidado com as peças anatômicas, sendo também importante para introduzir os conceitos de ética profissional. Também é ressaltada a importância do estudo da disciplina para a formação profissional enfocando a aprendizagem significativa, esclarecendo e reforçando onde serão utilizados os conhecimentos adquiridos na disciplina. Sabe-se que minimizar esta resistência mostra-se um ponto essencial no processo de ensino-aprendizagem e discutir estes fatores proporciona uma aproximação com o tema e uma maior probabilidade de apropriação do conhecimento. A possibilidade de manusear as peças também é enaltecida como uma oportunidade de aprendizado única em que algumas diferenças entre estruturas anatômicas podem ser constatadas pelo tato ou mesmo visualmente. No decorrer do curso antes de cada aula um tempo é reservado para que os aprendizes explorem o tema da aula com auxílio do atlas e de peças naturais ou sintéticas, mas sem qualquer intervenção da professora. Em um segundo momento a professora direciona o estudo, os estudantes constatam as estruturas que conseguiram encontrar e questionam sobre as que não conseguiram e só então a aula é finalizada. Ao final da disciplina é realizada a avaliação da disciplina e a auto-avaliação, os resultados obtidos ao longo de vários semestres assinalam para uma melhoria em relação aos medos que permeiam a disciplina de anatomia e que a estratégia de reservar um tempo antes de abordar o conteúdo para que os acadêmicos se aventurem no conteúdo, propicia uma troca positiva entre os estudantes incentivando a busca por soluções, uma maior independência em relação ao professor e a possibilidade de um aprendizado significativo.