Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS CAUSAS E INTERAÇÕES METABÓLICAS NO PACIENTE OBESO AOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA.
Emílio Conceição de Siqueira, Christiane Leal Corrêa

Resumo


Emílio Conceição de Siqueira1-2 e Christiane Leal Corrêa2 Universidade Severino Sombra1, Mestrado Profissional em Educação na Saúde- Universidade Gama Filho2 A quantidade de pessoas obesas vem crescendo de forma alarmante. A Constituição Federal visualiza a importância da universidade em poder promover a aproximação entre educação e saúde para a atividade médica, visando o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para a prática profissional. O presente estudo buscou avaliar a interferência na formação acadêmica, sobre as causas e interações metabólicas no paciente obeso, aos alunos do curso de graduação em Medicina. Alunos (n=45) responderam a um questionário no primeiro dia de aula (Inicial=I), onde foi avaliado o conhecimento prévio em relação à obesidade e suas interações metabólicas promovidas pelo tecido adiposo visceral. Um questionário no último dia de aula (Final=F) foi aplicado para verificar a contribuição da disciplina na aquisição de conteúdo. Os dados foram analisados pelo programa SPSS. Foi utilizado o teste t de Student para avaliar o efeito da disciplina optativa Saúde do Obeso (I vs F). Os dados foram apresentados em valores expressos como média ± erro padrão da média (EPM), considerados significativos quando p<0,05. Sobre o valor normal da circunferência abdominal para homens e para mulheres os alunos apresentaram um aumento no nível de conhecimento (+310% I vs F, p<0,001). Sobre a diferença entre tecido adiposo visceral e tecido adiposo cutâneo os alunos apresentaram um aumento no nível de conhecimento (+58% I vs F, p<0,05). A satisfação dos alunos com relação a disciplina optativa Saúde do Obeso foi de 91%. Concluímos que os alunos, que serão os futuros profissionais de saúde, nem sempre possuem os conhecimentos necessários para a adesão na prática profissional e que a proposta de criação da disciplina optativa sobre a Saúde do Obeso foi considerada válida para melhora do conteúdo aos alunos do curso de graduação de Medicina.