Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Avaliação do processo de formação de enfermeiros em saúde mental na perspectiva da Reforma Psiquiátrica
Claudia Mara de Melo Tavares

Resumo


A política de saúde mental implementada pelo Estado brasileiro a partir da redemocratização do país segue os princípios da Reforma Psiquiátrica, que insere o direito das pessoas com transtornos mentais como questão de direitos humanos, propõe a desinstitucionalização da assistência e constrói uma rede de serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos. Contudo, para sua consolidação se faz necessário operar mudanças na formação dos profissionais de saúde. Se não forem formados profissionais comprometidos com a transformação das políticas públicas e das práticas no campo da saúde mental como fazê-lo avançar? O alcance deste propósito requer dos programas de formação a capacidade de articular conhecimentos profissionais, necessidades específicas de saúde com o de toda a rede de saberes desenvolvido em diferentes dispositivos de atenção do Sistema de Saúde. Desse modo, a formação do profissional de saúde passa a exigir programas interdisciplinares de ensino que possibilitem análises mais integradas dos problemas de saúde. A presente pesquisa tem como objetivo: investigar as práticas inovadoras de ensino de enfermagem em saúde mental orientadas pelos princípios da Reforma Psiquiátrica. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que pretende tomar como campo de investigação os cursos de graduação em enfermagem das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Serão utilizados levantamentos documentais e entrevista como técnicas de investigação, sendo os dados analisados com base na perspectiva da análise de conteúdo. Espera-se que o material produzido seja objeto de discussão nas IES com vista à mobilização de competências profissionais do enfermeiro em saúde mental e a ativação das mudanças necessárias à formação do enfermeiro com base na reforma psiquiátrica.