Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Brincando e aprendendo: Prevenindo intoxicações com medicamentos na Escola
Giliane Giliane

Resumo


Caracterização do problema: O uso desnecessário ou incorreto de medicamentos é considerado um problema de Saúde Pública. No Brasil, os medicamentos se apresentam como o principal agente tóxico, respondendo por, aproximadamente, 28% dos casos de intoxicação humana registrados, anualmente, pelo SINITOX/CICT/FIOCRUZ/MS. Crianças menores de 5 anos representam, aproximadamente, 35% dos casos de intoxicação por medicamentos, no Brasil. Descrição da experiência: Este trabalho relata a experiência de realização de um grupo de educação em saúde, voltado para crianças na faixa etária de 6 à 8 anos, de uma escola de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre/RS. A metodologia utilizada foi pesquisa ação, sendo o tema: Prevenção de acidentes com medicamentos, desenvolvido a partir de exposições lúdicas, distribuição de gibis, cartilhas elucidativas, cartazes, adesivos, elaborados pelo CIT/RS(Centro de Informação toxicológica/RS). Efeitos alcançados/Recomendações: Durante a oficina as crianças intergiram bastante, realizaram questionamentos, compartilharam experiências, preencheram as atividades da cartilha, leram gibis. Analisando a prática realizada, verificou-se que as informações foram assimiladas pelas crianças. Diante disso, importante se faz, as práticas de educação em saúde para crianças, pais/responsáveis, professores, uma vez que estes atores se tornam multiplicadores destas informações, contribuindo desta forma para a prevenção de acidentes com medicamentos e consequentemente, diminuindo as estatísticas de intoxicação.