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Capacitação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na prevenção ao uso abusivo de drogas e violência: relato do projeto “Juventude Ligada na Vida”
Resumo
Caracterização do problema: Segundo o último Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas (2004) entre estudantes do ensino fundamental e médio, a região Sul apresentava a mais alta prevalência de uso de crack e Porto Alegre os maiores índices de uso na vida da droga. Frente à gravidade da questão e sua associação à exclusão social e violência urbana, uma ação conjunta entre secretarias municipais e instituições da sociedade civil criou um projeto de prevenção ao uso abusivo de drogas e à violência destinado a professores, alunos e à comunidade de escolas municipais localizadas em bolsões de pobreza na cidade de Porto Alegre denominado Juventude Ligada na Vida. Descrição da experiência: De maio a dezembro de 2010 foram realizados 23 encontros divididos entre as quatro escolas sede. A capacitação foi realizada pela equipe do setor de Prevenção da Cruz Vermelha Brasileira/RS, composta por oito voluntárias (psicólogas e educadoras). Optou-se por uma perspectiva de Prevenção Ampliada a qual, para além da descrição de drogas e seus efeitos, abarcasse aspectos do desenvolvimento integral dos jovens e fatores de risco e proteção a esse processo - entre os quais as drogas eram compreendidas como parte do cotidiano dessas comunidades. Nesse sentido, temas como valorização da vida, múltiplas inteligências, infância, adolescência, família, relação professor-aluno, violência, prevenção e tratamento compuseram o programa. Dificuldades oriundas do cotidiano das escolas públicas em regiões pobres e com tráfico de drogas fizeram-se presentes, demonstrando a árdua tarefa do professor em tais contextos, os quais reclamavam da sobrecarga de trabalho, pouca participação das famílias, falta de rede de apoio e da distância entre a formação universitária e seu cotidiano de trabalho. Nesse contexto, a realização de programas preventivos era vista como “um trabalho a mais”, gerando resistências nas equipes. Efeitos alcançados: Consideramos que a opção por uma Prevenção Ampliada gerou um estranhamento e resistências iniciais em relação ao conteúdo - dada as expectativas de um curso com foco apenas no manejo de usuários de drogas – as quais foram superadas gradualmente, possibilitando um debate amplo sobre as relações entre as drogas e a sociedade atual, diminuindo estigmas. Recomendações: Destacamos a importância de investimentos na formação continuada de professores sob a ótica da prevenção ampliada e da redução de vulnerabilidades.