Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Capacitação em Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças para Professores de Educação Infantil
Gabriela Menegatti, Andressa Teoli Nunciaroni, Mário Hermenegildo Moraes, Ivana Oliveira Preto Bacarri, Thiago Lavras Trapé

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA A Atenção Primária à Saúde é de fundamental importância para a organização dos sistemas de saúde, sendo porta de entrada e estruturante da rede de atenção que, por princípios constitucionais, oferece ações de prevenção, promoção, cura e reabilitação para comunidade. Um importante princípio para ampliação do escopo de ações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é a construção de parcerias com outros setores e instituições presentes no território. A intersetorialidade coloca-se como importante meio para a promoção de saúde e prevenção de agravos prevalentes e pode se dar, por exemplo, pela parceria das UBS com as escolas de sua região. A partir desta parceria pode-se realizar a formação dos professores sobre os principais problemas de saúde que têm relação com os membros dessa comunidade. Isso possibilita a identificação de problemas potenciais e instalados, sua resolução e qualificação da demanda que chega à UBS.DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIAO projeto de capacitação do CS junto aos professores foi levado para o Núcleo de Saúde Coletiva da unidade e foi realizado em conjunto com a enfermeira de uma das equipes da unidade. Foi feito o contato com a Orientadora Pedagógica de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI)/ Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), que levou a proposta aos professores.O projeto desenvolveu-se em três encontros, que reuniram os professores e monitores da CEMEI/EMEI. Os temas desenvolvidos foram: (i) voz profissional e (ii) varicela. Este terá continuidade no próximo semestre, com os temas: (iii) desidratação, (iv) alimentação saudável e (v) dengue. EFEITOS ALCANÇADOS E RECOMENDAÇÕESPara os professores houve o efeito de preocupação e cuidado com a saúde, de maior conhecimento sobre seu instrumento de trabalho (a voz) e, assim, maior autonomia para exercer os cuidados necessários. Eles puderam ter capacitação sobre um agravo de grande incidência nas escolas (a varicela) e poderão estar mais atentos ao seu surgimento, sabendo lidar melhor com as possíveis ocorrências da doença e qualificando a demanda ao CS, além de serem capazes de evitar sua propagação. A unidade pôde realizar e pensar na necessidade e no seu papel em promover saúde. Foi possível um maior envolvimento com a comunidade e com suas necessidades, gerando saúde e autonomia aos usuários.