Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CENTRO DE SAÚDE VILA DOS COMERCIÁRIOS (CSVC): ANÁLISE DE UM SERVIÇO DE SAÚDE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO A SAÚDE NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS.
Maria Luiza Ferreira de Barba, Raissa Barbieri Ballejo Canto, Alcindo Antônio Ferla

Resumo


Introdução: A constituição de um serviço de saúde baseado nas premissas do SUS deve ser pensada e problematizada de forma a compor ações mais qualificadas e ampliadas em saúde, considerando-se a integralidade, principalmente, na oferta de serviços em suas diferentes dimensões. A Norma Operacional Básica de 1996 preconiza que a totalidade das ações e de serviços de atenção a saúde, no âmbito do SUS, se organizem de forma regionalizada e hierarquizada, garantindo a população o acesso a serviços e a disponibilidade de ações e meios para o atendimento integral. Objetivo: Estudar a importância do Centro de Saúde Vila dos Comerciários dentro do Sistema Único de Saúde na prestação de serviços de atenção a saúde na cidade de Porto Alegre/RS. Metodologia: Através das atividades de ensino e pesquisa realizadas na UPP de Políticas Públicas I do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS, foram realizadas visitas ao CSVC para buscar dados sobre a história, estrutura física, recursos humanos, atendimentos realizados, população abrangente. Resultados preliminares: Foram encontrados diversos desafios para a organização e realização de serviços no CSVC. Criado para atender aos beneficiários da Previdência Social, contava com todas as clínicas médicas e cirúrgicas. Passou por diversas alocações e modificações, estando sua estrutura, atualmente, em precárias condições, não conseguindo atender às demandas dos usuários. Além disso, a falta de consultas especializadas e as altas taxas de absenteísmo prejudicam o atendimento qualificado, a integralidade do cuidado e o desenvolvimento de novas práticas de atenção, promovendo práticas clínicas tradicionais que contribuem para maior dependência da ação em saúde e da intervenção profissional na dinâmica dos sujeitos. Conclusões: Existem diversos desafios a serem enfrentados pelo CSVC, como sua grande estrutura física e as precárias condições. No entanto, o principal ponto a ser estudado é a falta de estrutura das linhas de atendimento em rede, privando o usuário de receber um atendimento integral. Acredita-se que a atividades a serem desenvolvidas pela UPP de Políticas Públicas I podem auxiliar na reavaliação das atividades de gestão e gerenciamento do CSVC.