Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR E INTERPROFISSIONAL
Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este trabalho abrange uma análise sobre as contribuições das Ciências Sociais e Humanas formação de profissionais da saúde, a partir dos olhares de universitários. O Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista da UNIFESP, implantado em 2006, privilegia os enfoques problematizadores e a permanente articulação com a prática, em um currículo interprofissional e interdisciplinar. O desenho curricular envolve Eixos Comuns e Eixos Específicos, configurando o itinerário formativo para graduandos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Coerente com os princípios do Projeto, foi construído o Eixo O Ser Humano e sua Inserção Social a partir de diferentes áreas de conhecimento - Antropologia, Psicologia, Sociologia, Educação, Filosofia, Ciência Política, envolvendo professores de diversas origens disciplinares e inserções profissionais. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: este Eixo caracteriza-se por um desenho modular, sendo cada módulo composto por um conjunto de conteúdos considerados fundamentais à formação reflexiva e crítica dos graduandos sobre prática profissional e diferentes realidades socioculturais em que irão atuar. No primeiro ano tem-se dois módulos: INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE e TRABALHO, CORPO E SIGNIFICADO. No segundo ano, realizam-se os módulos comuns A CONSTITUIÇÃO DO HUMANO E SUAS TEMPORALIDADES e ESTIGMA-PRECONCEITO E DIREITOS. No segundo e terceiro anos são delineados, também, núcleos de aprofundamento que respondam às demandas de formação específicas dos cursos. Os módulos são desenvolvidos em uma dinâmica de turmas mistas e interprofissionais, com aproximadamente 40 alunos. Agrega-se neste Eixo, a inserção de participantes da Universidade da Terceria Idade (UATI), na perspectiva de favorecer dimensões intergeracionais no processo formativo. RESULTADOS ALCANÇADOS: as avaliações discentes indicam como fortalezas desta experiência de formação: cuidado com uma “formação humanística”, boa relação com os professores, desempenho dos professores , perspectiva ampliada do mundo, atividades de aprendizagem e de avaliação diversificadas em sala de aula. Como fragilidades emergem: frágil relação de alguns conteúdos com os cursos , falta de clareza dos parâmetros de avaliação, os textos precisam ser mais trabalhados, criar mais motivação. Como sugestões os discentes destacaram: intensificar os trabalhos de campo, esclarecer sobre as práticas avaliativas e selecionar textos realmente importantes. RECOMENDAÇÕES: Em meio aos avanços e fragilidades, destaca-se a exigência de compreender a constituição das profissões da saúde, criar espaços de aprendizagem que extrapolem a sala de aula, reconhecer a delicadeza do trabalho interdisciplinar e produzir saberes que possam ter uma perspectiva de transversalidade e interprofissionalismo.